O prefeito Daniel Alonso (PL) reajustou o Imposto Predial e Territorial Urbano em 4,76% para 2025. O decreto foi publicado na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Município de Marília (Domm).
A atualização corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), medido entre novembro de 2023 e outubro de 2024.
Referência nacional para aferição da inflação, o IPCA-IBGE do período vai servir de base para o reajuste do metro quadrado utilizado para cálculo dos valores venais de imóveis e do IPTU, segundo o Código Tributário do Município de Marília.
ÚLTIMO REAJUSTE
A publicação do decreto confirma a opção pelo menor índice informada pelo prefeito ao Marília Notícia na semana passada. De saída do seu segundo mandato, Daniel reajustou o IPTU pela última vez.
A opção pela correção inflacionária foi o critério adotado desde o início deste segundo mandato, apesar da tentativa de reajuste de 24% pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) para 2021, substituída posteriormente por 4,31% pelo IPCA.
O índice oficial da inflação foi utilizado no reajuste do IPTU para 2022 (9,7%) e 2023 (6,47%). Em seu primeiro mandato, manteve o valor em 2018, mas o corrigiu em 2019 (9,68% pelo IGP-M) e em 2020 (3,97% pelo IPCA).
REAJUSTE ARQUIVADO
Apesar da reincidência do índice inflacionário para correção do IPTU nos últimos anos, o prefeito Daniel Alonso chegou a propor, em fim de mandato, uma mudança no Código Tributário que aumentaria bem mais o valor dos impostos.
Apresentado em outubro, o Projeto de Lei Complementar 27/2024 incorporava à legislação municipal alterações previstas na Emenda Constitucional 132, que instituiu a reforma tributária no país.
Na tramitação, a proposta recebeu duas emendas do vereador Junior Moraes (PP): uma que quase dobrava a alíquota de cálculo do IPTU e outra que criava a taxa do lixo. O prefeito recuou e pediu a retirada do PLC.
O projeto acabaria arquivado, por ato de ofício da presidência da Câmara Municipal na semana passada. Prefeito eleito, o deputado Vinicius Camarinha (PSDB) afirmou que não retornará o projeto para a Câmara em 2025.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.