O presidente da Câmara de Marília, o vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), participou do lançamento do programa “Zela Fila Creche”, que busca garantir pleno acesso à educação na primeira infância, com foco nas crianças de quatro meses a três anos.
A iniciativa busca eliminar as filas de espera por vagas e assegurar que as crianças nesta faixa etária tenham a oportunidade de ingressar na educação infantil de forma rápida e adequada às suas necessidades. Atualmente, segundo a prefeitura, são 330 crianças que aguardam vagas em uma creche e o objetivo é zerar esta fila.
O programa prevê a abertura de novas turmas e otimização de espaços, contratação de professores para reforçar o quadro de profissionais, ampliação do serviço de transporte escolar e implementação de sistema de inscrição antecipada, um mês antes da criança completar quatro meses, que é a idade mínima para ingresso na creche.
Para o presidente do Legislativo, é uma felicidade ver essa iniciativa de um governo que cuida e prioriza as crianças.
“Desde que o prefeito Vinicius [Camarinha] assumiu, esta questão das vagas tem sido uma prioridade, já que eram 500 crianças na fila por uma creche. Não é algo simples de resolver e teria que ter sido planejado pela gestão anterior, o que infelizmente não ocorreu. Este programa é mais um avanço enorme na educação. Em tão pouco tempo várias melhorias já foram colocadas em prática, como na merenda, na construção de novas unidades e no esforço de melhorar as condições físicas das escolas. Prestigiar este momento tão importante é uma alegria, e a Câmara apoia essa iniciativa. Um programa que vai resolver de forma permanente a questão das vagas e garantir educação de qualidade às crianças e tranquilidade aos pais, que poderão trabalhar e seus filhos estarão bem cuidados”, destaca o presidente do Legislativo.
A secretária da Educação, Rosemeire Frazon, ressalta que acesso à creche é um direito garantido na Constituição Federal e que o programa municipal é inédito e inovador.
“Quando a criança não tem acesso, o prejuízo é dobrado, a toda a família. O programa vai agilizar o acesso à educação infantil e as mães vão poder trabalhar tranquilas. A valorização da infância passa por políticas públicas de qualidade, e é isso o que ocorre em Marília, já que as pessoas estão comprometidas com a educação. Criança é prioridade e hoje é um dia de grandes conquistas”, disse.
O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) ressalta que o “Zera Fila Creche” é mais um passo seguro, convicto na direção do cuidado com as crianças.
“Uma das maiores tristezas quando assumimos foi ver como a educação estava desassistida, com 500 crianças sem suporte, sem creche. Colocamos todas as forças para solucionarmos os problemas e estamos zerando a fila atual por vagas. As nossas crianças poderão brincar, socializar, criar vínculos neste período da primeira infância, que é fundamental na formação delas. E garanto que Marília irá oferecer o que há de melhor, com as ferramentas necessárias para que nosso maior patrimônio, que são as crianças, seja preservado”, finalizou.
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…
This website uses cookies.