Marília e região

Danilo da Saúde apoia ampliação de atendimento às pessoas com TEA na Amei

Danilo, ao longo de sua atuação como vereador, tem apoiado as entidades e instituições (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal da Saúde anunciou recentemente uma nova parceria com a Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (Amei), que vai ampliar o acesso ao atendimento oferecido na cidade às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A expansão dos atendimentos é uma das pautas defendidas há anos pelo presidente da Câmara, o vereador Danilo da Saúde (PSDB). “Vejo essa ampliação com muita alegria. No fim de abril, o prefeito Vinícius [Camarinha] autorizou o aumento de vagas, e agora já estamos vendo isso na prática, com mais pessoas sendo atendidas. O acesso a um serviço especializado e adequado melhora a qualidade de vida dos portadores do autismo e também de suas famílias”, destaca o vereador.

O público-alvo da parceria com a Amei são pessoas a partir dos seis anos de idade, encaminhadas pelo Serviço Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp). O objetivo é promover inclusão, reabilitação e desenvolvimento de pessoas com deficiência, especialmente com TEA, por meio de práticas esportivas.

“O esporte pode ter uma influência muito positiva, ajudando a melhorar a coordenação motora e a interação social. Ou seja, é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de habilidades sociais e de promoção da autonomia, e a Amei tem a expertise necessária para isso. É importante destacar a sensibilidade do prefeito e da secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, com esta pauta, já que, desde que assumiram, vêm trabalhando para garantir que as pessoas com TEA e neurodivergentes tenham acesso a um atendimento especializado e adequado”, ressalta o presidente da Câmara.

Ao longo de seu mandato, Danilo da Saúde tem apoiado entidades e instituições que atuam no atendimento a pessoas com TEA e neurodivergentes, não apenas por meio de emendas parlamentares, mas também na articulação de soluções junto ao poder público para assegurar acompanhamento e acolhimento adequados.

“O que temos visto em Marília este ano é um avanço gigantesco nesse sentido, inclusive com capacitações para que o diagnóstico seja cada vez mais precoce, o que garante um melhor desenvolvimento das crianças e o acolhimento de suas famílias. Esses investimentos são fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa”, conclui o vereador.

Marcelo Moriyama

Recent Posts

Diogo Ceschim anuncia mudanças na Saúde, Finanças e Projetos Estratégicos

Prefeito Diogo Ceschim anunciou mudanças no secretariado de Pompeia (Foto: Divulgação) O prefeito de Pompeia,…

3 horas ago

Polícia intervém e mata homem que ameaçava esposa na região

Ocorrência mobilizou viaturas da Polícia Militar em São Pedro do Turvo (Foto: Repórter Ourinhos) Um…

5 horas ago

Governo reforça SUS com 760 profissionais em enfermagem obstetrícia

O Ministério da Saúde vai reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) com 760 profissionais…

6 horas ago

Caso Orelha: o que se sabe até agora sobre a morte do cão em SC

A morte brutal do cachorrinho Orelha, na Praia Brava, litoral de Santa Catarina, causou comoção…

6 horas ago

O Agente Secreto é indicado ao Cèsar, maior prêmio do cinema francês

O longa do diretor Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura vai concorrer ao…

6 horas ago

Azul Viagens lança Descontaço com até 30% off em 2026

Cruzeiros marítimos estão com condição especial de acumulo de pontos no Azul Fidelidade (Foto: Divulgação)…

7 horas ago

This website uses cookies.