O prefeito de Marília, Daniel Alonso (PL), discursou neste sábado (11), em Lisboa, capital de Portugal, durante a missão internacional de chefes de Poderes Executivos de cidades brasileiras no Fórum de Integração Brasil-Europa.
A fala em nome da Frente Nacional de Prefeitos aconteceu no plenário da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e estiveram presentes autoridades portuguesas e membros das embaixadas de Língua Portuguesa.
“Estamos em Lisboa e ao lado do nosso chefe de gabinete, Levi Gomes de Oliveira, estamos analisando e conferindo os vetores que auxiliaram no desenvolvimento e crescimento da capital de Portugal”, informou Daniel.
Inovação tecnológica, turismo, revitalização urbana, integração parque tecnológico e comunidade, transporte público, eficiência nos serviços do poder público e a porta de entrada do Brasil na Europa consistem em alguns aspectos fundamentais desta missão internacional.
Até o momento, a delegação brasileira percorreu de forma imersiva sete municípios portugueses, com destaque para os três maiores centros urbanos do país europeu: Lisboa, Porto e Braga. Daniel Alonso analisou que de todas as cidades visitadas, a que mais se assemelha com Marília é Braga.
“Embora, como já mencionei anteriormente, Braga tenha dois mil anos de história e um passado histórico que se mistura com a própria trajetória da fundação de Portugal. Contudo, traz aspecto acolhedor e vem crescendo em setores que nós também estamos crescendo em Marília”, considerou.
A comitiva brasileira chegou a Lisboa, capital de Portugal, na sexta-feira (10) e, na oportunidade, Daniel Alonso foi recebido pelo prefeito de Lisboa, Carlos Moedas.
Moedas acumula a função de presidente da Câmara Municipal e é uma liderança do PSD, com exercício de mandato de prefeito para o período de 2021 a 2025. Anteriormente, foi deputado da Assembleia da República, secretário-adjunto de Estado do primeiro-ministro e comissário europeu.
TI e avanços para Marília e região
Outro ponto importante da presença dos prefeitos brasileiros em Lisboa consiste na visita à Startup Lisboa, que é a principal incubadora de Portugal, fundada em 2012 enquanto associação sem fins lucrativos.
Lisboa tem por objetivo apoiar a criação de startups nos seus primeiros anos de atividade, promovendo a criação de trabalhos aliada à reabilitação do centro da cidade, social e economicamente. O apoio às empresas não envolve aporte financeiro, mas sim auxílio para a obtenção de investimentos, oferecendo mentorias e conexões estratégicas.
“Todas essas experiências estaremos detalhando na nossa volta para o Brasil, pois todas estas estratégias vão se encaixar em Marília”, afirmou o prefeito.
Daniel Alonso também teve encontros com embaixadores de países que têm o português como o idioma oficial.
“A missão está consistindo também em uma oportunidade para que Marília e toda a região do centro-oeste paulista possam aprimorar convênios na área de transferência tecnológica, educação e cultura. Poderemos iniciar uma aproximação com a classe artística e universidades, justamente para que possamos criar cooperações na produção cultural e no fazer científico entre Marília e as cidades que visitamos e visitaremos”, concluiu.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
Biênio 2022-2023 (Reprodução: Abrainc) O mercado imobiliário de Marília apresentou transformações profundas e ritmo acelerado…
Avenida Yasaburo Sasazaki é alvo de pedido de moradores (Foto: Divulgação) Moradores dos bairros Terra…
Sessões ordinárias são retomadas na próxima semana (Foto: Câmara de Marília) A Câmara Municipal de…
Apresentação em Marília (Foto: Arquivo Pessoal) No asfalto quente da periferia, a palavra vira escudo,…
Unimar conta com quase metade das bolsas disponíveis para o Prouni em Marília (Foto: Divulgação)…
Objetivo promover bem-estar, socialização e acesso à cultura por meio de atividades artísticas e corporais…
This website uses cookies.