Marília

Daniel faz apelo sobre votação do Plano de Carreira

A Câmara de Marília vota hoje (05) o Plano de Carreira dos servidores municipais.

Os projetos que tratam do assunto serão votados em primeira discussão, mas podem ser apreciados em segunda discussão na mesma sessão ou votados em caráter final após 15 dias.

A polêmica proposta– cheia de controvérsias – teria sido pouco discutida com o funcionalismo, que será afetado pelas possíveis mudanças. O Executivo diz que seu projeto traz avanços.

Entre várias mudanças, o plano envolve a readequação de salários quando, por exemplo, duas pessoas no mesmo cargo ganham os salários iguais, mas uma possui apenas ensino médio e a outra graduação ou pós-graduação.

“Nossa grande preocupação em relação ao plano é fazer justiça em relação a meritocracia. Dar oportunidade do servidor a prosperar na carreira”, garante o prefeito Vinícius Camarinha.

A única medida adotada pela Prefeitura até o momento para financiar o aumento na folha de pagamento, foi o envio à Câmara, junto com os Projetos de Lei acerca do Plano de Carreira, de um Projeto que prevê o corte de 129 de um total de 150 cargos comissionados, ou seja, cargos de livre nomeação e exoneração.

Apesar de a extinção dessas funções diminuírem a folha de pagamento, não se sabe ao certo se o valor “economizado” será suficiente para arcar com os novos salários.

Apelo de Daniel Alonso

Já o prefeito eleito Daniel Alonso (PSDB) criticou duramente o modo de como foi feito projeto.

Segundo ele, diante da falta de informações sobre o impacto financeiro em decorrência dos incrementos salariais, não há condições de discutir o assunto neste momento.

“Faço um apelo aos vereadores e aos servidores públicos quanto a votação desta segunda. Não temos informações de como estão as finanças da Prefeitura. A transição foi superficial, nenhum dos questionamentos feitos pela nossa equipe foram respondidos. Foram protocoladas a quase um mês um pedido de 40 relatórios e nenhum foi apresentado ainda. Existem informações extra oficiais de que o Ipreem não tem fundos para fazer o pagamento de janeiro. Todos fornecedores atrasados, pestadores de serviços sem receber a meses, salários, planos de saúde, enfim, sinceramente não é hora de votar um plano que foi enviado à Câmara ao apagar das luzes”, disse Daniel Alonso.

O prefeito eleito também criticou o fato do plano não ser “construído pelos servidores”.

“Sabemos que é um projeto que beneficia a minoria e prejudica a maioria dos servidores. Ninguém sabe dizer o impacto no orçamento. Só se sabe que infla a folha de pagamento e engessa o próximo prefeito”, comentou Alonso.

Em entrevista ao Marília Notícia, o tucano afirmou que se a proposta for reprovada na Câmara, ele irá formar uma comissão de servidores para se debruçar no projeto nos primeiros três meses de governo.

“Vamos construir um plano de carreira justo, responsável, sustentável, não esse no escuro. Peço calma e paciência aos servidores e muita sabedoria aos vereadores. Vamos tirar como lição fazendo uma analogia da irresponsabilidade do piloto que levou a morte de 71 pessoas. Se não temos combustível não adianta inventar moda. Agora é hora de recolher o lixo”, finalizou Daniel.

Marília Notícia

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

12 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

12 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

17 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

17 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

17 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

18 horas ago

This website uses cookies.