Marília

Projeto de Daniel muda regras da previdência e será votado na Câmara

A Câmara de Marília vota na próxima segunda-feira (27), em primeira discussão, o projeto de lei complementar enviado pelo prefeito Daniel Alonso (PSDB) com uma série de adequações na previdência dos servidores municipais.

O prazo para que Estados, Distrito Federal e município façam certas alterações previstas pela Reforma da Previdência, aprovada pelo Congresso Nacional e em vigor desde o final do ano passado, vence no dia 31 de julho.

O projeto local, porém, ainda não toca em pontos importantes como tempo de contribuição, idade mínima e alíquota a serem adotados na previdência municipal – e que inevitavelmente precisarão ser discutidos posteriormente.

Entre as mudanças já previstas na propositura do Executivo municipal está a extinção, enquanto benefício previdenciário, do auxílio-doença, que passará a ser pago pela Prefeitura e não pelo Instituto de Previdência do Município de Marília (Ipremm) na forma de licença-médica.

O mesmo deve acontecer com o salário-maternidade, custeio da licença-maternidade e auxílio-reclusão, que passam a ser responsabilidade da própria Prefeitura.

O projeto também proíbe incorporações de vantagens temporárias ou vinculadas a cargos de confiança.

“A existência de tais mecanismos remuneratórios torna as folhas de pagamento imprevisíveis e inadministráveis, ao passo que sua supressão acarretará redução na despesa com gasto de pessoal e previdenciário”, consta na justificativa da propositura.

Outra previsão é a restrição à acumulação de benefícios previdenciários. “É vedada a acumulação de mais de uma pensão por morte deixada por cônjuge ou companheiro, no âmbito do mesmo regime de previdência social”.

A exceção é para casos de cumulação com pensão de morte por outro regime previdenciário ou com pensões decorrentes de atividades militares previstas na Constituição. Mesmo assim, é preciso abrir mão de parte de um dos benefícios.

O projeto de lei complementar faz ainda alterações na estrutura administrativa do Ipremm, que sofreu severo aumento na demanda de trabalho em razão de mudanças promovidas no Regime Próprio de Previdência.

A Reforma da Previdência também fez aumentar o pedido de aposentadorias, o que demandou a contratação de mais servidores pelo Instituto. Agora é necessário uma melhor organização administrativa. Para ler o projeto na íntegra, [clique aqui].

Paralelamente, o prefeito também enviou à Câmara – para votação em primeira discussão na segunda-feira – as leis complementares que instituem o Código de Administração do Município e o Estatuto dos Servidores Municipais.

Outra propositura importante que será apreciada pelos vereadores, e tem relação com o tema, é a lei complementar que regulamenta perícias e juntas médicas – igualmente em decorrência da Reforma da Previdência.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Jovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oeste

Um jovem de 22 anos ficou ferido após ser atingido por golpes de faca na…

40 minutos ago

Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026

Evento integra o calendário turístico oficial do Estado de São Paulo (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

2 horas ago

Marília prepara 30ª edição da Paixão de Cristo para abril de 2026

Encenação da Paixão de Cristo na zona sul de Marília (Foto: Divulgação) A Prefeitura de…

2 horas ago

Maior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidades

Tupã se prepara para quatro dias do maior Carnaval do interior (Foto: Divulgação) Tupã já…

2 horas ago

Atletas de Marília disputam seletiva nacional de tênis de mesa em São Paulo

Equipe mariliense que participa de seletiva nacional (Foto: Divulgação) Atletas do tênis de mesa de…

6 horas ago

Prefeitura autoriza reforma completa da USF Bandeirantes na zona oeste de Marília

Vinicius Camarinha autorizou reforma completa na USF Bandeirantes (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília autorizou…

6 horas ago

This website uses cookies.