Marília

Prefeitura barra aumento na passagem de ônibus

Coletiva de Daniel Alonso nesta segunda (Foto: Leonardo Moreno)

O prefeito Daniel Alonso (PSDB) anunciou em coletiva de imprensa que enquanto não forem feitas melhorias no serviço prestado pelas empresas responsáveis pelo transporte coletivo na cidade, não será autorizado aumento nas passagens.

Atualmente, o valor da passagem é de R$ 3,00 e as empresas Sorriso e Grande Marília reivindicam que ela passe a custar R$ 3,71. A alegação é de que são 25 meses sem reajuste, enquanto as despesas, como o preço do combustível, por exemplo, subiram.

No entanto, após uma reunião com o Serviço de Fiscalização do Transporte Coletivo Urbano de Marília (SAF) na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito decidiu não autorizar o aumento. A medida segue orientação do SAF.

O anúncio foi feito em companhia do presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça, e do presidente da Câmara, Wilson Damasceno (PSDB). A pressão popular sobre o tema também era grande.

“Entendemos o pedido de reajuste, que inclusive está previsto em contrato, e se não for concedido por nós as empresas podem conseguir isso via judicial. Mas nós não achamos justo que seja feito qualquer reajuste sem que possamos minimizar as reclamações que recebemos”, comentou o chefe do Executivo municipal.

Questionado pelo Marília Notícia, o prefeito não especificou por quanto tempo pretende segurar o reajuste. “[Até] quando a satisfação dos usuários melhorar”, respondeu.

Queixas

Entre as queixas apontadas estão algumas regiões da cidade com poucos horários de ônibus – principalmente nos finais de semana e feriados – e mudanças recentes quanto a utilização das linhas pelos usuários.

Em julho foi anunciado pelas empresas que o Terminal Urbano deixaria de ter catracas e os passageiros poderiam fazer a integração entre linhas pelo prazo de uma hora e meia apenas com a utilização do Marília Card. Antes, as conexões eram feitas apenas no Terminal.

“A ideia é muito boa, mas identificamos que uma boa parte dos usuários do transporte não tem condições de alimentar esse cartão. Por exemplo uma diarista que trabalha e recebe somente por aquele dia. Não consegue alimentar o cartão e acaba pagando duas vezes em dinheiro”, disse o prefeito.

Alonso disse que vai propor um sistema híbrido mesclando o novo modo de funcionamento com o método antigo. Em outras palavras, o prefeito pretende ‘fechar’ novamente o Terminal Urbano com acesso controlado pelas catracas. O usuário teria a opção de fazer a integração tanto dentro do Terminal, quanto nos outros pontos da cidade.

Na coletiva de imprensa também foi anunciada uma reforma “não muito grande” do Terminal com recursos da administração municipal. Limpeza do chão, pintura e melhorias nos banheiros – um antigo problema – devem ser feitos em breve.

AMTU

A AMTU (Associação Mariliense de Transporte Público), que representa as empresas de transporte coletivo em operação na cidade, informou que ainda não se manifestará sobre o assunto.

Marília Notícia

Recent Posts

Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho

Operação apreendeu drogas e fez três flagrantes por tráfico de drogas (Foto: Divulgação) Uma operação…

4 horas ago

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

6 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

6 horas ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

7 horas ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

7 horas ago

SIG flagra suspeito durante queima de fios de cobre perto de escola em Marília

Material era queimado para separação de metal, visando a venda (Foto: Divulgação/Polícia Civil) A Polícia…

7 horas ago

This website uses cookies.