O diretor-executivo do DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília), José Carlos de Souza Bastos, o “Beca”, deve apresentar ao Conselho Deliberativo da autarquia a proposta de reajuste da tarifa de água e esgoto, referente ao IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), que em 2016 foi de 7,1%.
A informação foi dada por Beca ao Marília Notícia na manhã desta segunda-feira (8). De acordo com ele, há quatro anos não é feito reajuste algum, o que teria defasado o valor cobrado.
Os membros do conselho estão convocados para reunião ordinária, que segundo Beca não acontece desde 2014. O encontro será na próxima segunda-feira (15) e outros assuntos também serão tratados.
“Desde o último reajuste, só a energia subiu mais de 30%, os salários subiram acompanhando a inflação, o combustível encareceu, o preço de tudo subiu, menos a tarifa do Daem, que ficou sem reajuste”, comenta Beca.
De acordo com ele, se fosse colocada a proposta de reajustar o equivalente ao período que ficou sem readequação do valor cobrado, o impacto social seria muito grande.
“Então vamos levar em consideração o valor do ano passado, apenas, mas a fixação do percentual depende da decisão do Conselho para aprovação”, fala o diretor-executivo. “A partir de quando o novo valor passará a valer também vai depender da reunião”.
O Daem é gerido pelo diretor-executivo junto com os conselhos deliberativo e fiscal. A reunião acontece às 14h nas dependências do DAEM, situado na rua São Luís, nº 359.
Estão em pauta também a eleição do vice-presidente do Conselho Deliberativo; alteração do regimento interno do Conselho Deliberativo; e apreciação e aprovação dos balancetes do exercício de 2017.
O IGP-M foi concebido no final dos anos de 1940 para ser uma medida abrangente do movimento de preços. Entendia-se por abrangente um índice que englobasse não apenas diferentes atividades como também etapas distintas do processo produtivo.
Construído dessa forma, o IGP-M poderia ser usado como deflator do índice de evolução dos negócios, daí resultando um indicador mensal do nível de atividade econômica.
O IGP-M é a média aritmética ponderada de três outros índices de preços. São eles: IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), IPC (Índice de Preços ao Consumidor), INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).
Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…
Vereador afirma que acesso dos agentes às casas é essencial para prevenção (Foto: Wilson Ruiz)…
Treinamento de equipe na RIC: transformação digital tem demonstrado que o atendimento virtual também se…
Hiago Santos foi morto com um tiro em Ocauçu (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília…
Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…
Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…
This website uses cookies.