Marília

Dados sobre comissionados estão desatualizados

A Prefeitura de Marília não atualiza desde outubro de 2017 as informações sobre cargos comissionados no Portal da Transparência e desrespeita a legislação municipal sobre o tema, que prevê divulgação de dados em tempo real.

O Portal da Transparência do município foi oficializado por lei municipal de 2010. No ano passado, um projeto de lei incluiu a obrigação da administração divulgar dados sobre os cargos ocupados por indicação política.

A lei que pretendia aperfeiçoar o mecanismo de transparência foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 11 de setembro, após sanção do prefeito Daniel Alonso (PSDB).

Após muita cobrança, a Prefeitura finalmente publicou a relação de cargos com nome de seus ocupantes e mais detalhes exigidos na legislação, como escolaridade, local e horário de trabalho, referência salarial, entre outras informações.

O problema é que desde 31 de outubro, um mês e 20 dias após a obrigatoriedade passar a valer, não foram feitas mais atualizações da relação. Nesta quarta-feira (21) completaram-se 141 dias sem atualização.

Só em 2018 já foram feitas várias mudanças nos cargos comissionados e a Prefeitura enfrenta polêmicas sobre o tema.

Outra área do Portal da Transparência que está desatualizada, mas desde 31 de janeiro, é a relação de imóveis alugados pela Prefeitura, que já foi alvo de questionamentos do Marília Notícia.

A bandeira da transparência no setor público era uma das levantadas pelo atual prefeito durante sua campanha eleitoral.

Também existe Lei Federal que obriga desde 2010 os municípios a disponibilizarem “em meio eletrônico e em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira de suas receitas e despesas”, como lembra a Controladoria Geral da União em sua cartilha para implantação de portais da transparência.

Outro lado

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura para comentar o problema e após os questionamentos, às 16h14, desta quarta-feira foi dada a informação de que os dados sobre os cargos comissionados haviam sido atualizados.

Sobre os prédios alugados a diretoria de Tecnologia da Informação solicitou a relação de imóveis ao setor competente e a atualização será feita assim que “todos os trâmites relacionados à gestão dos contratos estiverem finalizados”.

 

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã

Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…

22 minutos ago

Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes

Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…

36 minutos ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 92 milhões

Aposta simples custa R$ 6 e pode ser feita até as 20h do dia do…

36 minutos ago

Agente do ICE mata homem durante operação federal em Minneapolis

Homem morre baleado por agente de imigração em protestos nos EUA e governador de Minnesota…

37 minutos ago

Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília

Um homem foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (24) após atropelar uma criança…

2 horas ago

Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional

Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…

4 horas ago

This website uses cookies.