Marília

Evento contra o suicídio lança unidade do CVV em Marília

A Câmara de Marília recebe a reunião pública de apresentação do Centro de Valorização da Vida (CVV) para autoridades, sociedade civil e população em geral às 19h30 desta quinta-feira (9).

O serviço que oferece apoio emocional contra o suicídio terá uma unidade física na cidade, dentro da rodoviária, entre as zonas Sul e Leste da cidade. A primeira equipe de voluntários do município recebe treinamento a partir de julho.

Atualmente a Organização Não Governamental (ONG) já disponibiliza atendimento gratuito na cidade – assim como em todo o país – por meio do telefone 188 ou pelo site e redes sociais. Saiba mais, clique aqui.

A supervisora de ensino Maria José Gonçalves auxilia na implantação do serviço em Marília, depois de já ter feito o mesmo na cidade de Lins (distante 72 quilômetros) há dois anos.

Em 2019, até o começo de maio, já são 12 ocorrências desse tipo, de acordo com ela. Isso quer dizer um índice de 5 suicídios a cada mil habitantes desde o começo do ano.

Em 2016 a Fundação Seade colocou a região de Marília entre aquelas com maior quantidade de mortes “por lesões autoprovocadas intencionalmente”.

A reportagem do Marília Notícia utilizou dados do Ministério da Saúde (até 2016) e informações da Secretaria de Saúde do Município e Secretaria de Segurança Pública do Estado (2017 e 2018) para produzir um infográfico com a quantidade de suicídios na cidade por ano nos últimos 20 anos.

O cruzamento dessas informações com a estimativa e a contagem populacional no município feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também revela o índice de casos a cada 100 mil habitantes.

CVV

Maria José afirma que a reunião desta quinta-feira tem três objetivos: apresentação do trabalho do CVV, detalhamento sobre a instalação do posto físico em parceria com o poder público e chamamento para a primeira turma do Programa de Seleção de Voluntários (PSV).

O PSV é um curso com 30 horas entre 16 de julho e 27 de agosto, terças-feiras, das 18h30 às 22h30 em local ainda a ser definido.

“Em Marília as tentativas de suicídio têm aumentado muito, principalmente entre os jovens. Isso nos chama muito a atenção, é alarmante”, diz Maria José.

“O suicídio é multifatorial”, explica ela. “Ou seja, acontece por uma série de fatores e não um motivo único. Mas está quase sempre relacionado com a depressão, a solidão e o uso de entorpecentes, por exemplo”.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

5 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

5 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

10 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

10 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

10 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

11 horas ago

This website uses cookies.