A Câmara de Marília recebe a reunião pública de apresentação do Centro de Valorização da Vida (CVV) para autoridades, sociedade civil e população em geral às 19h30 desta quinta-feira (9).
O serviço que oferece apoio emocional contra o suicídio terá uma unidade física na cidade, dentro da rodoviária, entre as zonas Sul e Leste da cidade. A primeira equipe de voluntários do município recebe treinamento a partir de julho.
Atualmente a Organização Não Governamental (ONG) já disponibiliza atendimento gratuito na cidade – assim como em todo o país – por meio do telefone 188 ou pelo site e redes sociais. Saiba mais, clique aqui.
A supervisora de ensino Maria José Gonçalves auxilia na implantação do serviço em Marília, depois de já ter feito o mesmo na cidade de Lins (distante 72 quilômetros) há dois anos.
Em 2019, até o começo de maio, já são 12 ocorrências desse tipo, de acordo com ela. Isso quer dizer um índice de 5 suicídios a cada mil habitantes desde o começo do ano.
Em 2016 a Fundação Seade colocou a região de Marília entre aquelas com maior quantidade de mortes “por lesões autoprovocadas intencionalmente”.
A reportagem do Marília Notícia utilizou dados do Ministério da Saúde (até 2016) e informações da Secretaria de Saúde do Município e Secretaria de Segurança Pública do Estado (2017 e 2018) para produzir um infográfico com a quantidade de suicídios na cidade por ano nos últimos 20 anos.
O cruzamento dessas informações com a estimativa e a contagem populacional no município feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também revela o índice de casos a cada 100 mil habitantes.
CVV
Maria José afirma que a reunião desta quinta-feira tem três objetivos: apresentação do trabalho do CVV, detalhamento sobre a instalação do posto físico em parceria com o poder público e chamamento para a primeira turma do Programa de Seleção de Voluntários (PSV).
O PSV é um curso com 30 horas entre 16 de julho e 27 de agosto, terças-feiras, das 18h30 às 22h30 em local ainda a ser definido.
“Em Marília as tentativas de suicídio têm aumentado muito, principalmente entre os jovens. Isso nos chama muito a atenção, é alarmante”, diz Maria José.
“O suicídio é multifatorial”, explica ela. “Ou seja, acontece por uma série de fatores e não um motivo único. Mas está quase sempre relacionado com a depressão, a solidão e o uso de entorpecentes, por exemplo”.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.