Professora Bia em lançamento do livro que conta toda a história da Unimar. (Foto: Marília Notícia)
A solenidade em comemoração aos 40 anos do curso de odontologia da Unimar foi realizada na noite da última sexta-feira (5), com lançamento de livros sobre a história da universidade no auditório do Campus.
O evento reuniu funcionários, alunos, professores, coordenadores e a reitoria, que participaram da história do curso, reconhecido como um dos melhores do país pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, os investimentos para o curso se manter em alto nível continuam e a especialização está próxima de se tornar realidade.
“O início foi uma luta e conseguimos vencer essa batalha. Na época não existiam faculdades no Interior. Foi difícil convencer o Conselho de Educação a instalar o curso de odontologia em Marília. Os cursos da área da saúde são caros, existe muita dificuldade para arrumar mestres e doutores, é necessário investir muito em laboratório. Hoje continuamos investindo e trabalhando para voltar o mestrado e doutorado em odonto com os professores da casa. Todos são mestres e doutores com publicações necessárias para isso”, explicou.
A coordenadora do curso de odontologia da Unimar, a professora Beatriz Flávia de Moraes Trazzi, revela que o momento é de crescimento para o departamento.
“É muito satisfatório ser coordenadora do curso que acaba de completar 40 anos. Minha mãe [Maria Beatriz de Barros Maroaes Trazzi] tem uma história maravilhosa a frente do curso e eu praticamente nasci na Unimar. Estamos em um momento de investimento no curso. Temos 13 docentes formados na casa, construções de novas clínicas e compra de equipamentos de ponta. Os professores se sentem valorizados e os alunos formados estão totalmente prontos para o mercado de trabalho”, concluiu.
A pró-reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, também esteve presente e destacou os 60 anos completados neste ano pela Unimar.
“Além dos 40 anos do curso de odontologia, também são 60 anos de história da Unimar acompanhados de tradição, inovação e conquistas em diferentes segmentos. Cada dia com mais novidades. Hoje estamos lançando duas obras importantes, o livro da professora Bia que conta a história da universidade e o manual do professor Rogério Buchain, ex-aluno da Unimar que volta como professor”.
Livros lançados durante a cerimonia comemorativa de 40 anos do curso de odontologia da Unimar. (Foto: Marília Notícia)
Lançamento
A professora Maria Beatriz de Barros Maroaes Trazzi, Bia como é conhecida, lançou o livro “Memórias da Associação de Ensino de Marília” e ainda fez dedicatórias nas edições para o público presente no auditório.
A obra trata sobre a trajetória da instituição antes de se tornar a Unimar. Durante a apresentação do livro, a professora Bia relembrou célebres momentos de sua carreira e decisões cruciais do reitor Márcio Serva para tornar a Unimar polo em educação no país.
“Começamos hoje onde é o Tenda Hotel, passamos pelo prédio do Interação e viemos para cá onde foi criada a Unimar. Eu não acredito em uma memória extensa, o grafite por mais leve que seja é mais forte do que a memória. Por onde passei, eu sempre escrevi. Eu estive dez meses na biblioteca escrevendo e reunindo o acervo desde à década de 70 para a montagem do livro”.
O professor Rogério Buchain também falou sobre o livro “Manual de Anatomia Odontológica”, escrito em parceria com o professor João Paulo Mardegan Issa, e sobre seu retorno para a Unimar.
“O livro não é somente para alunos de graduação. O livro trata de capítulos aplicados para especialidades odontológicas. É uma obra ímpar. Nenhum outro livro na área no país fala sobre isso”, analisa.
“Nós estamos com um projeto de um programa de pós-graduação na área de mestrado e doutorado na Unimar. Estamos aguardando com expectativa. Temos um corpo docente qualificado. Todos tem publicações em revista de alto fator de impacto em todo mundo”, complementou.
(Foto: Marília Notícia)
(Foto: Marília Notícia)
(Foto: Marília Notícia)
(Foto: Marília Notícia)
(Foto: Marília Notícia)
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.