Marília e região

Curso de IA da Unimar é finalista do maior prêmio de inovação do país

Bacharelado de IA da Unimar forma profissionais com capacidade técnica e visão ética para atuar em diversas áreas (Foto: Divulgação)

A Universidade de Marília (Unimar) foi indicada como finalista do Prêmio de Inovação no Ensino Superior Professor Gabriel Mário Rodrigues, promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).

A instituição concorre na categoria Instituições de Ensino Superior (IES) com o projeto de lançamento do curso de Bacharelado em Inteligência Artificial, o primeiro do estado de São Paulo, iniciado em 2024.

A premiação, que reconhece iniciativas transformadoras no ensino superior brasileiro, teve sua cerimônia de entrega nesta quinta-feira (14), durante o evento “O Admirável Futuro do Ensino Superior”, em São Paulo. O curso finalista foi desenvolvido para unir excelência acadêmica e aplicação prática, abrangendo ciência de dados, machine learning e sistemas inteligentes.

Segundo o coordenador do curso, professor doutor Caio Saraiva Coneglian, o objetivo é formar profissionais com capacidade técnica e visão ética para atuar em diversas áreas. “Mais do que formar profissionais técnicos, queremos formar líderes capazes de aplicar a Inteligência Artificial de forma ética e responsável”, afirmou.

O reitor da Unimar, professor doutor Márcio Mesquita Serva, destacou que a iniciativa contribui para o desenvolvimento regional. “O lançamento do curso de Inteligência Artificial reflete o nosso compromisso em oferecer uma formação conectada ao que há de mais atual no mundo, posicionando Marília e a região como polos de inovação e tecnologia”, disse.

A indicação acontece dois anos após a vitória da instituição na mesma premiação, quando o curso de Ciência da Computação recebeu o primeiro lugar nacional.

Para a pró-reitora de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, doutora Fernanda Mesquita Serva, o reconhecimento reforça a estratégia institucional de inovação contínua. “Estamos atentos às transformações do mundo e criamos projetos que respondem a essas mudanças com qualidade acadêmica, ousadia e compromisso social”, afirmou.

O Prêmio de Inovação homenageia o professor Gabriel Mário Rodrigues, fundador do Semesp, e reconhece projetos com originalidade, relevância e impacto no ambiente acadêmico. A Unimar concorre com outras instituições brasileiras e o vídeo do projeto está disponível para votação no site do Semesp.

Marília Notícia

Recent Posts

Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados

Trabalhadores protestaram na frente da Prefeitura (Foto: Ramon Franco/Marília Notícia) A Vara da Fazenda Pública…

50 minutos ago

Trabalho escravo urbano supera meio rural e atinge 2,7 mil pessoas em 2025

Construção civil lidera resgates de trabalho análogo à escravidão em 2025 (Foto: Agência Brasil) As…

5 horas ago

Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050, diz estudo

Nações muito populosas como Índia, Nigéria, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas também sentirão fortemente os…

5 horas ago

Câmara: MP que cria Gás do Povo está na pauta no retorno aos trabalhos

Hugo Motta anuncia prioridades para a primeira semana de trabalhos (Foto: Agência Brasil) O Congresso…

5 horas ago

Polícia Federal prende suspeito de integrar grupo terrorista islâmico na região

Apreensão foi feita pela PF nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/Polícia Federal) A Polícia Federal (PF) prendeu,…

6 horas ago

Rede municipal de Marília terá volta às aulas escalonada em fevereiro

Rede municipal é composta por 65 escolas e cerca de 19 mil alunos (Foto: Divulgação)…

8 horas ago

This website uses cookies.