Marília

Covid mata mais uma pessoa e Prefeitura pede que população se vacine

A Prefeitura de Marília confirmou a morte de mais uma pessoa por covid-19 no município. Ao mesmo tempo, o poder público fez um alerta e vem incentivando toda a população para aproveitar os horários estendidos dos mutirões da Campanha Nacional de Multivacinação, em andamento, para completarem o esquema vacinal indicado para sua idade e classificação de risco.

“Com a chegada de uma nova variante da doença, a transmissão se tornou permanente e apenas a cobertura vacinal pode proteger o paciente de ter os sintomas agravados ou tornados críticos, que podem matar rapidamente”, diz comunicado.

Segundo a Prefeitura, a atenção deve ser especial para as pessoas consideradas mais vulneráveis ao vírus, como foi o caso do 35º óbito registrado no município e confirmado nesta semana.

A vítima é uma mulher de 89 anos, sem comorbidades, mas sem informações sobre sua vacinação, segundo notificação hospitalar. Ela adoeceu com apresentação dos sintomas no dia 28 de agosto, progrediu para o estado grave no dia 12 de setembro e precisou ser hospitalizada, até que seu estado ficou crítico, falecendo no último dia 2 de outubro.

São considerados grupo de risco para agravamento da covid-19 os portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, e indivíduos fumantes (que fazem uso de tabaco, incluindo narguilé), acima de 60 anos, gestantes, puérperas  e crianças menores de cinco anos.

“Existem estudos recém-publicados com dados sobre os grupos de risco ligados a maior mortalidade por Sars-Cov-2, citando as enfermidades hematológicas, incluindo anemia falciforme e talassemia, doença renal crônica em estágio avançado (graus 3,4 e 5), imunodepressão provocada pelo tratamento de condições autoimunes, como o lúpus ou câncer, exceto câncer não melanótico de pele, obesidade ou doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica”, diz comunicado da Prefeitura.

A população pode completar o esquema vacinal em qualquer uma das 54 unidades de saúde do período matutino, na unidade noturna (Nova Marília) de quintas-feiras ou nos mutirões de atendimento em horário estendido, nesta quinta-feira (5), das 17h às 21h, nas unidades do Santa Antonieta, São Judas, Alto Cafezal e Chico Mendes.

Haverá vacinação também neste sábado, dia 7 de outubro, das 8h às 13h, na UBS Santa Antonieta, UBS Chico Mendes, UBS Nova Marília, UBS São Judas, UBS Alto Cafezal e USF Jardim Maracá.

Marília Notícia

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

4 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

4 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

4 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

4 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

4 horas ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

4 horas ago

This website uses cookies.