A Prefeitura de Marília ainda não divulgou informações sobre entrega das cartas – ou carnês – com aviso de vencimentos, calendário para pagamento e descontos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022. Oficialmente, o contribuinte foi informado, apenas, que pagará valor 9,70% maior.
A informação constou em decreto do prefeito Daniel Alonso (PSDB), publicado dia 26 de dezembro no Diário Oficial do Município de Marília (Domm).
A correção dos valores venais dos imóveis na cidade teve como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os meses de dezembro de 2020 a outubro de 2021.
No ano passado, o município entregou pelos Correios um total de 116.252 cartas para o pagamento do IPTU 2021. Sem a impressão dos carnês, a Prefeitura terá uma economia de aproximadamente R$ 200 mil entre confecção e postagem.
DIGITAL
A principal diferença no sistema de cobrança – já definida – é que, neste ano, o desconto não será apenas pela opção de pagamento à vista. Também pesará a favor do contribuinte o recadastramento do imóvel e a adesão ao chamado IPTU Digital.
Em agosto do ano passado foi divulgado prazo – mais dois meses – para que os contribuintes fizessem recadastramento dos imóveis.
Para quem aderisse ao procedimento e optasse pela modalidade digital, a administração prometeu desconto de até 7% para pagamento em parcela única.
A adesão à modalidade implica em não receber pelo correio ou outro meio disponível – nenhuma carta impressa com os códigos de barra. O arquivo, segundo anunciado, estará disponível para ser baixado pela internet, no começo deste ano (o que ainda não ocorreu).
A quitação, conforme anunciado à época, deve ser feita pelo cidadão até o dia 15 de fevereiro de 2022 para que o benefício seja efetivado. Quem pagar até a data, em imóveis não recadastrados, o desconto seria de apenas 3%.
Já quem optar por pagar até o dia limite, mas tiver feito recadastramento, sem ser optante pelo IPTU Digital, teria desconto de 5%.
Portanto, o abatimento de 7% só valeria para quem cumprisse todas as regras propostas – ou seja, recadastramento do imóvel, opção pelo IPTU Digital e pagamento de parcela única até 15 de fevereiro.
O Marília Notícia procurou a Prefeitura de Marília, mas até o fechamento desta reportagem o município não esclareceu sobre os prazos, nem confirmou os benefícios anunciados, mediante recadastramento e opção pela cobrança digital.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.