Vitrine MN

Consumo excessivo de álcool acende alerta do Samu durante o Carnaval em Marília

Com a folia, cresce o número de atendimentos de urgência relacionados ao consumo excessivo de álcool (Foto: Freepik)

O Carnaval é um dos feriados mais aguardados pelos brasileiros, marcado por festas, blocos de rua e grandes aglomerações. Mas, junto com a folia, cresce também o número de atendimentos de urgência relacionados ao consumo excessivo de álcool, desidratação, exposição prolongada ao sol e quedas. Em Marília, o Samu registrou aumento significativo de ocorrências desse tipo nos períodos de maior concentração de festas.

De acordo com levantamento do Samu de Marília, gerenciado pelo Grupo Chavantes, somente em janeiro, período que inclui as comemorações de Ano Novo e férias, foram registrados 39 atendimentos por intoxicação e excesso de álcool. Em fevereiro, o número chegou a 25 casos. Já em março, quando o Carnaval ocorreu no ano passado, houve novo aumento, com 44 ocorrências. Em abril, após o fim das festividades, os atendimentos caíram para 20 registros.

Segundo o médico regulador da unidade, João Paulo Bermudes, o consumo rápido e em grande quantidade é um dos principais fatores de risco. “O álcool em excesso pode causar intoxicação imediata, com perda de coordenação, falhas de memória, vômitos e desidratação, além de favorecer comportamentos de risco”, explica.

Além dos sintomas iniciais, os casos mais graves podem evoluir rapidamente. “A intoxicação alcoólica pode levar a complicações sérias, como arritmias cardíacas, parada respiratória, coma e até morte. Por isso, é fundamental reconhecer os sinais e procurar ajuda o quanto antes”, alerta o médico.

Durante os dias de Carnaval, o Samu reforça que os cuidados devem ir além do consumo de bebida alcoólica. A combinação de calor intenso, longos períodos em pé, multidões e uso de fantasias inadequadas pode provocar mal-estar, desmaios e quedas. “Manter-se hidratado, alimentar-se corretamente, usar roupas leves e respeitar os próprios limites são medidas simples que evitam boa parte das ocorrências que atendemos nesse período”, orienta Bermudes.

Em caso de mal-estar durante festas ou blocos, a recomendação é se afastar imediatamente da multidão, procurar um local arejado e pedir ajuda. “Se a pessoa apresentar confusão mental, vômitos persistentes, dificuldade para respirar, perda de consciência ou sofrer uma queda com impacto, o serviço de emergência deve ser acionado imediatamente pelo 192”, reforça.

O Samu de Marília destaca que a prevenção é a principal aliada para um Carnaval mais seguro. “A folia pode e deve ser aproveitada, mas com responsabilidade. Pequenos cuidados fazem toda a diferença para evitar que a festa termine em uma emergência”, conclui o médico regulador.

Marília Notícia

Recent Posts

Endemias faz ação contra dengue na área do circuito do Tupã Folia 2026

Ação é realizada hoje e amanhã (Foto: Divulgação) A Subsecretaria de Endemias vai realizar, nesta…

9 minutos ago

Prefeitura mantém obras emergenciais e interdição na Via Expressa Sampaio Vidal

Obras emergenciais na Via Expressa da Avenida Sampaio Vidal (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

9 minutos ago

Prefeitura inicia mutirão de zeladoria e manutenção viária na zona oeste de Marília

Trabalho de zeladoria sendo feito na zona oeste de Marília (Foto: Divulgação) A zona oeste…

9 minutos ago

Procon Marília cancela cobranças da CPFL a ex-moradores da CDHU

Procon Marília conseguiu cancelamento de cobranças indevidas da CPFL (Foto: Divulgação) O Procon Marília cancelou…

9 minutos ago

Vacinação contra a dengue imuniza quase 1.200 crianças e adolescentes em Marília

Ponto de vacinação no Centro de Marília (Foto: Divulgação) A campanha de vacinação contra a…

9 minutos ago

Mulher é esfaqueada por ex em frente de academia em Marília

Local onde crime aconteceu nesta segunda-feira (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um homem tentou matar a…

8 horas ago

This website uses cookies.