Marília

Conselho ganha novo prazo para revisão do Plano Diretor local

O Conselho Municipal de Habitação e Política Urbana de Marília prorrogou, até o dia 5 de agosto, o prazo para discussão e participação popular, visando a revisão do Plano Diretor do município. O documento, que consiste em uma legislação, deve ser elaborado e atualizado com a máxima participação possível dos moradores.

Os integrantes do Conselho decidiram pela prorrogação após reunião com o Ministério Público e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Marília Transparente (Matra).

Com a pandemia, não haveria tempo hábil para a realização das cinco audiências públicas pretendidas. A intenção é garantir a efetiva participação da sociedade, para que a revisão atenda ao interesse público.

O cronograma para a elaboração e apresentação das propostas está disponível no site www.planodiretormarilia.com.br, que foi criado justamente para facilitar a participação popular.

Frentes de trabalho também foram formadas, além de audiências públicas e reuniões virtuais, porém, o prazo inicial, que venceria em junho, mostrou-se curto para a coleta de sugestões.

Segundo a Matra, um relatório preliminar elaborado pelo Conselho, que apontou diversas falhas contidas na revisão apresentada pela Prefeitura, serviu de base para a decisão da Promotoria de aprovar o aumento de prazo.

Documento entregue pelo Conselho de Habitação ao MP faz críticas à revisão apresentada pela Secretaria de Planejamento Urbano de Marília (SPU), que teria como proposta, inclusive, a retirada do caráter deliberativo do próprio Conselho de Habitação, ou seja, reduzir a participação da sociedade.

Os voluntários também questionaram a ausência de mapas atualizados, já que os que constam na “revisão” seriam os mesmos do documento de 2006.

Com prazo até cinco de agosto para concluir os apontamentos, o Conselho de Habitação e a Matra dizem que “trabalharão para garantir a participação da sociedade no processo”.

A reportagem do Marília Notícia questionou a Prefeitura sobre as falhas apontadas no relatório preliminar da SPU, mas ainda não recebeu resposta. O espaço segue aberto para manifestação.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Polícia identifica vítima de atropelamento na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima foi arremessada para a pista do sentido contrário e teve a morte confirmada no…

8 horas ago

Marília reestrutura Serviço de Inspeção Municipal e reforça controle de alimentos em 2025

O SIM de Marília está reestruturado, fiscalizando toda a cadeia de produção animal. Segurança alimentar…

13 horas ago

Danilo da Saúde destaca que reforma da USF Parque dos Ipês garante cuidado mais eficiente

A 11ª obra entregue na Saúde, a USF Parque dos Ipês, foi totalmente reformada após…

13 horas ago

Governo atualiza regras do BPC e reforça exigência de revisão cadastral em 2025

Beneficiários devem manter cadastro atualizado e seguir notificações do INSS para evitar bloqueios (Foto: Divulgação)…

13 horas ago

Copa de 2026 tem grupos definidos e Brasil estreia em 13 de junho contra o Haiti

Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 nos EUA, México e Canadá. O torneio…

13 horas ago

Nebulização com larvicida reforça ações de combate ao aedes em Pompeia

Pompeia intensifica o combate ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Pompeia iniciou a…

14 horas ago

This website uses cookies.