A empresa Expresso de Prata, que atende Marília com cerca de 70 destinos com embarque na cidade, recebeu aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para fusão com a Viação Piracicabana S.A., controlada pelo Grupo Comporte, comandado pela família Constantino Oliveira. Decisão que autoriza a transação foi publicada no Diário Oficial da União.
O órgão que analisa Atos de Concentração, para evitar que as fusões comprometam o mercado, deu parecer favorável. O Conselho atendeu ao pedido “sem restrições”, em decisão assinada pela superintendente-geral substituta, Patrícia Alessandra Morita Sakowski.
Conforme o site especializado Diário do Transporte, a operação com o Grupo Comporte já havia sido realizada no início do ano. A Expresso de Prata passa a ser comandada por um verdadeiro império dos transportes no Brasil, que tem participações – inclusive – na aviação.
Já o grupo que comprou a companhia regional atua em 12 estados e no Distrito Federal, atendendo a mais de 700 cidades, com 7,2 mil ônibus, entre urbanos, suburbanos, fretamento e rodoviários.
Entre os ativos da Expresso de Prata está a expertise de quase 100 anos de atuação no mercado, cerca de 190 veículos e dezenas de linhas estratégicas que vão da divisa com Mato Grosso do Sul até o Litoral.
O Marília Notícia questionou a empresa sobre eventuais mudanças na marca e nas linhas que atendem a Marília. Até a publicação desta reportagem, o setor de marketing e comunicação da empresa ainda não havia respondido.
PIONEIRISMO
A história da empresa bauruense começou em 1927, quase ao mesmo tempo que a história de seu fundador, o pioneiro Angelo Franciscato.
Filho de imigrantes italianos, Franciscato chegou ainda criança em Piracicaba, acompanhado apenas da mãe e da responsabilidade de cinco irmãos menores para sustentar.
Conseguiu emprego numa fábrica de tecidos, onde trabalhava dia e noite para poder pagar o aluguel de uma pequena casa e ajudar no sustento da família.
Trabalhou em uma fábrica de parafusos, de onde passou para a oficina da Ford de Piracicaba. Guardou economias para realizar o seu sonho: adquirir uma jardineira usada e abrir uma linha de transporte de passageiros entre Piracicaba e Torrinha.
O sonho foi realizado em 1927. Franciscato, aos 19 anos, era motorista, cobrador, mecânico e contava com apenas um funcionário para revezamento.
Como os negócios caminhavam bem, montou uma pequena oficina, onde começou a montar suas próprias jardineiras. Em 1933, já tinha três jardineiras de 15 lugares cada.
Em 1934, inaugurava a primeira linha de ônibus que ligava Bauru a Agudos, Lençóis Paulista, Areiópolis, Aparecida, São Manuel e Botucatu.
A empresa familiar se expandiu e se modernizou através dos filhos do fundador. Atualmente, conforme o site institucional, são mais de 70 agências informatizadas e 21 garagens.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.