Marília

Conferência elege novos membros do Conselho Municipal da Cultura de Marília

Na ocasião, foi realizada a eleição de novos representantes para o órgão (Foto: Divulgação)

A VII Conferência Municipal da Cultura de Marília elegeu, no último dia 16 de agosto, novos membros do Conselho Municipal da Cultura de Marília. A plenária foi realizada no Teatro Municipal de Marília ‘Waldir Silveira Mello’ e contou com participações de colaboradores da cultura, artistas e coletivos. A próxima fase da conferência está prevista para o próximo sábado (2). A programação começa às 9h, com credenciamento e café da manhã. Além de debates e mesa redonda, apresentações também estão previstas.

O Conselho Municipal da Cultura, entidade que organizou a VII Conferência em conjunto com a Prefeitura e Secretaria Municipal da Cultura, possui entre suas principais atribuições propor e aprovar – a partir de decisões tomadas nas plenárias – as diretrizes gerais do Plano Municipal de Cultura, além de acompanhar sua execução. Apreciar e aprovar as diretrizes gerais relativas a assuntos culturais do município, checar o funcionamento dos seus instrumentos, em especial do Fundo de Apoio à Cultura, além de fiscalizar a aplicação dos recursos recebidos decorrentes de transferências federais.

A primeira etapa da conferência, realizada em 16 de agosto, foi aberta pelo secretário municipal da Cultura, André Gomes, que explanou sobre a importância da cultura nas suas dimensões cidadã, simbólica e de desenvolvimento. “Queremos promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo de opiniões”, ressalta o secretário.

Durante a plenária, o presidente do Conselho Municipal da Cultura de Marília, Antônio Primo, apresentou um balanço de atuação da entidade no período da gestão 2021/2023, detalhando a atuação em momentos importantes do setor cultural mariliense. “Reforço, também, a vontade de que o Conselho Municipal da Cultura tenha o caráter deliberativo, o que é também uma vontade da Secretaria Municipal da Cultura de Marília”, destaca o presidente.

Além de construir debates, assuntos foram propostos para serem analisados e direcionados, como a revisão da legislação vigente e que abarca o setor cultural, além da criação da Lei de Fomento à Cultura.

Outro ponto de destaque foi a eleição de novos representantes para o órgão. Setores como artes cênicas, artes plásticas, audiovisual/fotografia, artesanato, canto coral, cultura popular, história e patrimônio arquitetônico, literatura, música, produtores culturais e entidades estudantis receberam novas indicações, além dos quatro outros membros que seguem nos seus respectivos cargos: Cristiano Lemos Soares (Audiovisual), Marilis Custódio Lima (Cultura Popular), Antônio Carlos C. e Silva (História e Patrimônio) e Rodrigo Camargo Aurélio Mendonça (Música).

Os eleitos da sociedade civil para o conselho foram: Márcio Martins de Oliveira (artes cênicas, teatro, dança e circo), Guilherme Felipe Belém Diniz (artes plásticas), Patrícia Silveira Malheiros (audiovisual e fotografia), Luiz Augusto Sândalo Júnior (artesão), Antônio Aparecido Primo (canto coral), Luciano de Oliveira (cultura popular), Márcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano (história e patrimônio arquitetônico), Marleide M. de Jesus (literatura e bibliotecas), Regina Maria dos Santos (música), Gustavo Henrique Mendonça Nunes (produtores culturais) e Edson Thiago Rossi (entidades estudantis).

A nova formação do conselho desempenhará um papel fundamental na formulação, acompanhamento e fiscalização das políticas culturais do município, visando garantir que as políticas culturais estejam alinhadas com as demandas atuais e futuras da comunidade, proporcionando um ambiente propício ao desenvolvimento artístico e cultural.

2ª ETAPA

Programada para ocorrer no próximo sábado, dia 2 de setembro, a segunda etapa da VII Conferência Municipal da Cultura de Marília terá como tema ‘Democracia e Direito à Cultura’, mesmo tema da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC).

A plenária será realizada a partir das 9h no Teatro Municipal ‘Waldir Silveira Mello’, com previsão de término às 17h.

A programação incluirá credenciamento, café da manhã, apresentação musical ‘Chorinho Otávio Capriolli e Marcelo Beato’, mesa de debate ‘Democracia e Direito à Cultura’ e texto-base nacional e municipal, debate do plano municipal de Cultura e metas para o próximo biênio, coffee break, aprovação do relatório final da conferência, eleição dos delegados para a conferência estadual e encerramento com apresentação do rapper ‘O Mabeco’.

Faça parte do grupo de WhatsApp do Marília Notícia!

Marília Notícia

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

10 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

10 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

10 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

10 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

18 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.