Marília

Comus aprova contas da Gota de Leite na gestão dos postos de saúde da cidade

Gota de Leite é a atual gestora da Estratégia Saúde da Família (ESF) em Marília (Foto: Arquivo/MN)

O Conselho Municipal de Saúde (Comus), através da Comissão de Orçamento e Finanças, deixou de aprovar dois itens e acolheu um tópico com ressalvas durante a Avaliação de Prestações de Contas do Fundo Municipal da Saúde nos meses de março e abril.

De acordo com o relatório publicado no Diário Oficial do Município de Marília (Domm) nesta sexta-feira (26), as contas aprovadas – com ressalvas – dizem respeito aos recursos do convênio nº 1.091/2016 sobre a atual gestão da Estratégia Saúde da Família (ESF) sob responsabilidade da Associação Feminina de Marília Maternidade e Gota de Leite.

Não fica claro quais seriam as supostas irregularidades. No Portal da Transparência da Prefeitura, constam sete aditivos contratuais, com o acréscimo de R$ 31,4 milhões ao valor original. O prazo de vigência do convênio, que terminou em janeiro de 2022, foi prorrogado por decisão judicial até a conclusão do chamamento público nº 12/2021, que vai determinar quem será o próximo gestor.

Na ata, ainda foram desaprovadas contas relacionadas à manutenção de veículos de responsabilidade da Prime Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda., que também firmou prorrogação de contrato com a Prefeitura. De acordo com o Comus, o Executivo deixou de contemplar os questionamentos acerca de informações contratuais.

O último item não aprovado diz respeito aos aditivos de contratos estabelecidos com o Hospital Espírita de Marília (HEM) e com a Clínica Aconchego, que não teriam sido apresentados ao Conselho para apreciação, conforme previsto em lei.

RECOMENDAÇÕES

O Comus ainda publicou uma série de recomendações, algumas já feitas anteriormente. Dentre elas, os membros alegam não terem apreciado ou aprovado a criação de uma Unidade Básica de Saúde em conjunto com a Faculdade de Medicina de Marília (Famema).

Uma reclamação recorrente do Conselho é, justamente, o suposto descumprimento da Lei 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Novas ações ou solicitações de aditivos da pasta devem, portanto, passar pelo Comus para apreciação e aprovação, o que, de acordo com o órgão, não vem ocorrendo na cidade.

Ainda foi apontado que sejam realizadas manutenções nos tablets dos agentes de endemias e agentes comunitários de forma urgente, “sendo que se tem recurso federal para manutenção dos mesmos, para substituição de peças desse equipamento ou até mesmo aluguel de outros até que o município possa comprar novos com recursos próprios.”

A nomeação com urgência do novo secretário de Saúde também foi um pedido reforçado no texto. Atualmente, Osvaldo Ferioli Pereira é o secretário-adjunto da pasta e assumiu interinamente o comando desde a exoneração do titular Sergio Nechar, que assumiu cadeira do PSB na Câmara Municipal.

OUTRO LADO

A Prefeitura foi acionada pelo Marília Notícia para se manifestar sobre os apontamentos, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para posicionamento.

Samantha Ciuffa

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

20 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

20 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

20 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

20 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.