Vander é Jesus, no Parque do Povo; grupo vê teatro como forma de evangelização (Foto: Divulgação)
Espetáculo de fé na releitura da saga de Jesus Cristo, da morte à ressurreição. Com grande engajamento da comunidade, a Paixão de Cristo é representada em um teatro ao ar livre, no Parque do Povo, na zona Sul de Marília. O ano de 2022 marca a 26ª edição do evento. A apresentação começa às 20h desta sexta-feira (15).
Depois da pandemia, com interrupção de dois anos, a emoção de voltar ao palco popular é grande entre os atores e equipe técnica, horas antes do início da apresentação. O trabalho no local começou na semana passada e ajustes são feitos até os minutos finais.
Gente da comunidade; são 130 atores e mais de 200 pessoas envolvidas (Foto: Divulgação)
Entregue ao trabalho voluntário e apaixonada pela causa que mistura arte e religião, a ativista social Sandra Farias supervisiona tudo. Ela é líder comunitária no Nova Marília e nos últimos dias divide seu tempo entre o projeto de marmitas solidárias, que acontece o ano todo, e a coordenação do evento.
“A Encenação é feita por pessoas simples, trabalhadoras, que tiram tempo para se dedicar a arte de evangelizar. É trabalho pesado, que envolve preparação de um cenário grande, favorecido pela natureza do lugar”, conta.
Ensaio ainda sem os figurinos da grande noite (Foto: Divulgação)
Com criatividade, ali mesmo, no Porque do Povo, a comunidade da Paróquia Santa Rita de Cássia recria a Jerusalém do início da era cristã. Os barrancos viram montes, os caminhos na terra erodida viram verdadeiras falésias. A inspiração, conta Sandra, só pode vir de Deus.
Mas mesmo com o ambiente favorável, a comunidade entra com ferragens, madeira, muito material leve como TNT, para misturar o que já existe no ambiente com as necessidades de produzir um efeito visual. As luzes, o som e a emoção dos atores completam o espetáculo.
Espetáculo deixou de acontecer por dois anos consecutivos (Foto: Divulgação)
São mais de 200 pessoas envolvidas, com pelo menos 130 atores, que ajudam a contar como foram os últimos dias de Jesus, homem e Deus, mestre sereno e resiliente, prestes a ser pregado na cruz.
“As pessoas vem não para simplesmente assistir, mas para participar. Para nós, é uma forma de evangelizar através da arte. Dá para testemunhar, de forma simbólica, em algumas horas tudo o que Jesus sofreu por nós, sentir as dores d’Ele. Não tem como não se emocionar”, garante.
Há 11 anos Vander interpreta Jesus, o redentor (Foto: Divulgação)
A coordenadora lembra que o espetáculo é ecumênico já faz parte do calendário oficial do município. O Poder Público participa com o custeio de parte da estrutura e segurança do local. Em edições anteriores, a Encenação da Paixão de Cristo já recebeu até 12 mil pessoas. “É muita responsabilidade”, constata a voluntária.
E o que dizer da responsabilidade do encarregado de produção Vander Batistoni, de 38 anos. Ele interpreta Deus em forma de homem – que se entregou à morte na cruz para salvar a humanidade. Há onze anos vive o papel do verdadeiro Messias.
Comunidade reconstrói Jerusalém do início da era cristã (Foto: Divulgação)
“As pessoas estão fragilizadas, sofreram bastante com a pandemia. Vai ser um momento muito especial. Quem vier, vai se emocionar muito”, acredita ‘Jesus’, que segura a emoção para interpretar o Cristo em vigília, mas permite-se chorar de emoção, quando a apresentação acaba.
A emoção vem da certeza de Vander de que não existe ato final, nessa vida terrena, para o espetáculo escrito pelo Pai e vivido pelo Cristo Redentor.
As cenas seguintes desse roteiro, para o jovem cristão, serão vividas na glória da eternidade, com o verdadeiro escritor da grande obra da vida.
Cena da ressureição (Foto: Divulgação)
Cartaz do espetáculo (Foto: Divulgação)
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.