Marília

Complexo Braz Alécio já precisa de nova reforma, diz secretário de Cultura

Centro Cultural Braz Alécio recebeu reforma apenas para inauguração em 2022 (Foto: Arquivo)

O Centro Cultural Braz Alécio vai precisar de uma nova reforma para reparar os problemas não sanados na inauguração em outubro de 2022, além de outros que comprometem a utilização do histórico prédio do Centro de Marília.

A informação é do secretário municipal de Cultura, André Gomes, em resposta ao Marília Notícia a publicação exclusiva em que foram expostas imagens da atual situação precária do prédio, apesar da recente reforma.

No texto, o secretário afirma que as infiltrações já reapareceram, conforme consta nas fotos, novamente no fim de 2023, “nem de longe na proporção anterior, mas o suficiente para comprometer a utilização de parte do prédio.”

Secretário da Cultura, André Gomes, falou sobre reformas e demais precariedades de prédio histórico (Foto: Arquivo/MN)

“Procuramos novamente engenheiros da secretaria de obras, que nos informaram que em prédios antigos como esse, quando se começa a mexer, novos problemas vão surgindo”, disse. A reforma do telhado, aponta, não resolveu.

“O diagnóstico é de que as paredes estariam contaminadas. Seria preciso quebrar o concreto velho, rebocar novamente, impermeabilizar e só depois pintar, o que ainda não foi feito por falta de orçamento”, diz André.

Segundo memorial descritivo da reforma, licitada ao custo de R$ 215,9 mil, a empresa contratada apenas pintou todo o prédio e substituiu peças do forro. Apenas o piso do pavimento superior foi removido, o reboque não.

ACESSIBILIDADE
Entres os danos estruturais, o próprio secretário cita a falta de acessibilidade ao Complexo Cultural Braz Alécio. “Já que se trata de um espaço com piso superior, carece de um elevador ou outro sistema que permita o acesso a pessoas com deficiências físicas”, afirmou.

Esta restrição é apontada como um dos fatores que impediram, ao menos por enquanto, o eventual retorno da biblioteca municipal à sua antiga sede. O atendimento atual é em espaço alugado e modernizado na rua São Luiz, no Centro.

Biblioteca municipal foi remanejada de antiga sede e atual Complexo Cultural Braz Alécio para espaço alugado em 2017 (Foto: Arquivo)

“Os problemas relativos à Cultura são antigos. Tivemos avanços importantes nos últimos anos, mas é preciso a continuidade de políticas, programas e principalmente de investimentos”, destacou o secretário.

André afirmou ainda estar em contato com a gestão eleita para tratar sobre “essas e outras questões referentes à gestão da secretaria e dos aparelhos públicos de Cultura”. O próximo governo incluiu em seu plano a “revitalização de espaços culturais”.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

3 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

3 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

3 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

3 horas ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

3 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

3 horas ago

This website uses cookies.