O Comitê de Enfrentamento às Arboviroses de Marília se reuniu nesta terça-feira (28) para discutir novas estratégias de combate à dengue. O encontro foi realizado no gabinete da Secretaria Municipal da Saúde e contou com a presença de representantes da Vigilância Epidemiológica, da Divisão de Zoonoses, atenção primária e setor de urgência.
Além do trabalho diário de combate ao Aedes aegypti, já realizado pelos agentes de saúde, a Prefeitura tem intensificado as ações para evitar a proliferação do mosquito, com serviços pontuais durante a semana.
Ontem, teve início a nebulização noturna (fumacê) nos bairros da zona sul da cidade. A operação será realizada por quatro semanas consecutivas, às terças, quartas e quintas-feiras a partir das 19h30. Em caso de chuva, automaticamente fica transferida para o dia seguinte. A iniciativa vai abranger três áreas daquela região.
A área 1 engloba a região do Quartel da Polícia Militar (PM) até a rua Antônio Pereira da Silva com a avenida Antártica; a 2 começa na rua Artur Calina e se estende até próximo ao bairro Azaleia; e a 3 vai da rua Duarte da Costa até a avenida Francisco da Costa Pimentel em direção ao bairro Nova Marília III.
Outra medida programada para esta semana será no sábado (1º) pela manhã no distrito de Avencas, onde acontecerá o Bloqueio de Controle de Criadouros (BCC), quando o agente de saúde entra na residência e aplica o larvicida, eliminando os possíveis criadouros do mosquito.
“A gente conta novamente com o apoio da população para que o objetivo das ações seja alcançado. Por isso, pedimos que deixem portas e janelas abertas nessa ação da zona sul e que os moradores de Avencas autorizem os agentes a entrar nas residências para a aplicação do larvicida. Desta forma, as ações terão êxito e conseguiremos vencer a dengue”, disse o secretário adjunto da Saúde, Gabriel Fontes Loeve.
É importante ressaltar outras medidas preventivas que são de responsabilidade da população, como não deixar água parada, realizar periodicamente a limpeza de quintais e colaborar com as equipes de controle de endemias, permitindo o acesso às residências.
PREVENÇÃO
Ao fazer a vistoria na própria casa, o morador deve manter a caixa d´água bem fechada, tapar os ralos pouco usados ou colocar detergente ou pedaço de sabão, esvaziar garrafas, potes e baldes, preencher com areia o prato das plantas, lavar os potes dos animais com água e sabão regularmente e manter vazios e secos os reservatórios de água de ar-condicionado, geladeira e umidificador.
Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
This website uses cookies.