A Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim) disponibilizou o calendário de funcionamento do comércio varejista da cidade para 2025. Além de 15 mil exemplares impressos, o material também pode ser acessado no portal da entidade – www.acim.org.br.
De acordo com o presidente da associação, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, o objetivo é garantir que comerciantes, funcionários e consumidores tenham informações claras sobre o funcionamento das lojas ao longo do ano. “O calendário é gratuito e pode ser retirado na sede da entidade por qualquer interessado”, afirmou.
O calendário detalha os horários especiais de funcionamento, incluindo os dias em que o comércio abrirá até às 22h, como nas semanas que antecedem datas comemorativas importantes, entre elas:
Em dezembro, mês de maior movimento no comércio, o calendário prevê funcionamento no domingo, dia 21, até às 17h. Já no feriado religioso municipal de 8 de dezembro, Dia de Imaculada Conceição, as lojas funcionarão das 9h às 17h.
O superintendente da associação, José Augusto Gomes, destacou que o mês de abril será o mais impactado por feriados durante a semana. As datas incluem:
Apesar dos feriados, as lojas podem abrir nesses dias, desde que sigam as regras da convenção coletiva de trabalho. Um QR Code impresso no calendário permite o acesso ao documento assinado entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores.
Segundo José Augusto, apenas três datas são expressamente proibidas para funcionamento:
Nos demais dias, os comerciantes têm liberdade para abrir as lojas, desde que cumpram as normas trabalhistas.
Horários especiais e planejamento
O calendário também mantém o horário estendido até às 17h nos dois primeiros sábados de cada mês, com exceção de abril, devido aos feriados. Em novembro, o horário especial se aplica também ao dia 29 (sábado), abrangendo os sábados do mês de dezembro.
A associação reforça a importância do planejamento antecipado para que lojistas e consumidores possam se organizar, especialmente nas datas de maior movimento.
“O calendário facilita o planejamento e garante previsibilidade ao comércio local, respeitando a convenção coletiva e promovendo a liberdade econômica”, destacou Carlos Francisco Bitencourt Jorge.
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.