Se você é como diz a famosa música e “só quer chocolate”, então essa notícia é ótima para você. Afinal, um estudo afirmou que o consumo regular do doce está associado à melhora de funções cognitivas.
Publicada na revista acadêmica Appetite, a pesquisa afirma que um dos nutrientes presentes no alimento, os flavonoides, seriam os responsáveis pela melhora. Os dados foram compilados pela Maine-Syracuse, com análise de 968 participantes entre 23 e 98 anos.
“Os presentes achados dão suporte a recentes testes clínicos que sugerem que o consumo regular de flavonoides do cacau podem ter efeito benéfico nas funções cognitivas e possível proteção contra o declínio cognitivo relacionado com a idade”, afirma a pesquisa em questão.
Acontece que a pesquisa já é alvo de bastante polêmica. Isso porque pesquisadores pedem novos estudos sobre os temas pautados em limitações no estudo feito pela Maine-Syracuse. Algumas brechas encontradas por especialistas fazem com que a força do resultado seja diminuída.
Uma das limitações da análise — e a mais importante para os críticos — é que o consumo de chocolate era reportado pelos participantes. Ou seja, o método tornaria mais suscetível ao erro já que não há informações, por exemplo, de periodicidade da ingestão do doce, tal qual medidas de quantidade.
De qualquer modo, cientistas afirmam que esse tipo de nutrientes é encontrado em maior quantidade nos chocolates amargos em relação ao branco e ao leite. Além do chocolate, o flavonoide também é encontrado em chás, vinho tinto e frutas como mação e uva.
Fonte: Yahoo
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.