Marília

“Com trabalho construímos um legado à altura dos 95 anos”, diz Daniel

Prefeito de Marília em discurso no 4 de abril (Foto: Gustavo César/Marília Notícia)

Rodeada por vales e imensos paredões de arenito, Marília se encontra numa região geográfica do Estado de São Paulo caracterizada por lindas serras e paisagens únicas. As camadas de rochas sedimentares, com milhões de anos de existência, abrigam adormecidos fósseis de dinossauros que dominaram o território durante a pré-história.

Fundada em 4 de abril de 1929, a ‘Cidade Símbolo de Amor e Liberdade’ completa 95 anos de emancipação política-administrativa nesta quinta-feira, dia 4 de abril de 2024.

O prefeito Daniel Alonso, que entra no seu 8º ano como chefe do Poder Executivo, afirmou ao celebrar os 95 anos de história do Município, que o trabalho e a dedicação em seus dois mandatos resultaram na construção de um legado à altura da própria trajetória de êxito de Marília.

“Tenho a certeza que todos os nossos esforços resultaram numa cidade mais moderna, com lâmpadas LED e iluminação de primeiro mundo, com servidores municipais valorizados que agora têm o tão sonhado plano de cargos e salários e com novos bairros, num crescimento jamais vivido”, garantiu.

Marília está entre as 125 cidades mais populosas do Brasil e entre as mais populosas do Interior do Estado de São Paulo, sendo protagonista em vários indicadores de desenvolvimento social e econômico.

A entrega em 2020 das obras da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) colocou Marília em um patamar de poucas cidades que se preocupam com o meio ambiente.

Divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Censo 2022 coloca Marília com índice de tratamento de esgoto por domicílio maior que Suécia, Itália, Espanha, Dinamarca, Alemanha e outros países europeus e de outras nações desenvolvidas.

O percentual de casas atendidas pelo saneamento básico aumentou, passando de 95,79% em 2010 para 97,54% em Censo 2022. Assim, Marília fica à frente da imensa maioria dos países desenvolvidos.

Logo após Marília, o país que apresenta maior índice de saneamento por residência é a desenvolvida Holanda (97,30%). A potência mundial Alemanha (97%), Espanha (96%), Itália (96%) e Suécia (95%), Portugal (85%) e outros aparecem na sequência.

No Estado, Marília é a 51ª dentre as 645 cidades paulistas em acesso ao saneamento básico. Importante citar que, a grande maioria que está à frente se trata de cidades menores.

Vista aérea de Marília (Foto: Divulgação)

Atualmente, 99,93% dos moradores de Marília têm abastecimento adequado de água, 98,5% têm coleta de esgoto, 99,96% têm banheiros regulares e 99,4% dos marilienses têm coleta de lixo. No Brasil, por exemplo, o acesso à rede de esgoto alcança 62,5%, ou seja 62,5% da população brasileira vive em domicílios conectados à rede de esgoto.

“Quem chega em Marília vindo de qualquer direção se depara com o progresso e com uma logística totalmente assertiva. A fluidez no direito de ir e vir de todo cidadão – mariliense ou não – consiste na síntese do progresso que garantimos à Cidade Símbolo de Amor e Liberdade desde o início de nosso primeiro mandato como prefeito do 36º maior Município do Estado mais populoso e produtivo de todo o Brasil. Marília, que tem poesia em seu nome, tem desenvolvimento em sua história. Em nosso trabalho e em nossa gestão, a governança e eficiência andam de mãos dadas”, afirma o prefeito de Marília, Daniel Alonso.

Antes de ser eleito prefeito de Marília, Daniel Alonso se destacou como uma forte liderança no comércio e da classe produtiva, sendo considerado um dos melhores empregadores de todo o Brasil e com representatividade no associativismo, (fora eleito presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília – hoje Associação Comercial e de Inovação de Marília).

“Mantenho um profundo amor e máximo respeito com nossa cidade, tanto que quis cooperar com o seu progresso também com agente político, como representante de nossa gente no Poder Executivo. Deus me permitiu esta missão e estamos trabalhando para que a cada dia que passa Marília continue crescendo, valorizando sua gente e ampliando seus horizontes”, concluiu.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

2 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

2 horas ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

6 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

6 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

6 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

6 horas ago

This website uses cookies.