Brasil e Mundo

Com nova crise de soluços, Bolsonaro passa por outra cirurgia em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por uma nova cirurgia nesta terça-feira (30) após apresentar nova crise persistente de soluços, segundo informações divulgadas pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e confirmadas em boletim médico do Hospital DF Star, em Brasília, onde ele está internado desde 24 de dezembro.

De acordo com Michelle Bolsonaro, os soluços começaram por volta das 10h e não cessaram ao longo do dia, levando a equipe médica a optar por um reforço no bloqueio do nervo frênico, responsável pelo controle do diafragma. “Meu amor apresentou quadro de soluços às 10h da manhã, que não cessaram até o momento. Diante disso, a equipe médica optou pela realização de um reforço no bloqueio do nervo frênico”, escreveu ela em publicação nas redes sociais.

No início da noite, o Hospital DF Star divulgou boletim informando que Bolsonaro segue em cuidados pós-operatórios da cirurgia de hérnia inguinal, realizada no dia de Natal. Segundo os médicos, foi feita a complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos bilaterais, após nova crise de soluços.

O boletim informa ainda que o ex-presidente será submetido a uma endoscopia digestiva alta nesta quarta-feira (31), para avaliação de possível refluxo gastroesofágico. Bolsonaro permanece em fisioterapia respiratória, utiliza CPAP noturno e segue com medidas preventivas para trombose.

O documento é assinado pelos médicos Claudio Birolini (cirurgião geral), Leandro Echenique e Brasil Caiado (cardiologistas), Mateus Saldanha (radiologista intervencionista), Lauro Bogniotti (anestesiologista) e Allisson B. Barcelos Borges (diretor-geral do hospital).

Este é o terceiro procedimento cirúrgico realizado em Jair Bolsonaro com o objetivo de conter as crises de soluços. Ele já havia passado por bloqueio do nervo frênico no sábado (27), do lado direito, e na segunda-feira (29), do lado esquerdo. Em avaliação anterior, a equipe médica havia informado que a previsão era de que Bolsonaro permanecesse internado ao menos até quinta-feira (1º de janeiro).

Bolsonaro foi internado no Hospital DF Star após ser submetido, em 25 de dezembro, a uma cirurgia de hérnia inguinal. O ex-presidente deixou a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, após autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão, decorrente da condenação pela trama golpista.

Agência Brasil

Recent Posts

Dino proíbe novas leis que garantam penduricalhos acima do teto

Em uma decisão complementar proferida nesta quinta-feira (19), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal…

19 minutos ago

Governo autoriza 487 contratações temporárias para Aeronáutica

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a Aeronáutica a…

30 minutos ago

Fies 2026: pré-seleção da chamada única será divulgada nesta quinta

O Ministério da Educação (MEC) divulga, nesta quinta-feira (19), o resultado da pré-seleção na chamada…

43 minutos ago

Tratorista é preso por tráfico durante busca por joias furtadas em Marília

Drogas, dinheiro e objetos foram apreendidos (Foto: Divulgação) Um tratorista de 32 anos foi preso…

52 minutos ago

Plano de medidas prevê até R$ 60 mil para ex-moradores da CDHU em Marília

Prédios foram abandonados após desocupação dos moradores (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia) A Companhia de Desenvolvimento…

1 hora ago

Quatro vítimas de acidente seguem em estado grave na Santa Casa

Quatro vítimas de acidente na BR-153 seguem internadas em estado grave na Santa Casa (Foto:…

2 horas ago

This website uses cookies.