Acidentes no trânsito são um dos reflexos de falta de planejamento e engarrafamentos na cidade. (Foto: Arquivo)
Marília já registra pelo menos um carro ou moto em circulação a cada dois habitantes. De acordo com o levantamento do Marília Notícia, a frota de veículos corresponde a 165.107 veículos motorizados, sendo 95.208 automóveis e 34.628 motocicletas.
Os dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) revelam que o número de veículos triplicou em dez anos. Em 2008 eram 94.671 veículos motorizados, sendo 56.748 automóveis e 20.742 motocicletas. Ou seja, um aumento de 75%.
Segundo o censo de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 237.130 habitantes. O percentual de veículos automotores é então de 1,4% por pessoa.
Apesar da explosão de veículos no período, o aumento da frota de ônibus – principal meio de transporte coletivo da população – não se deu na mesma proporção. Ainda conforme o Denatran, Marília tem 594 ônibus em circulação neste ano, ante 378 veículos em 2008.
Acidentes
Através de uma solicitação do MN pela Lei de Acesso à Informação (LAI), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que Marília registrou 3.973 acidentes no primeiro semestre deste ano.
O número total dividido nos primeiros seis meses do ano corresponde a cerca de 660 acidentes por mês e pelo menos 20 por dia.
Os dados desmitificam uma generalização comum sobre quais veículos costumam causar mais acidentes no trânsito.
Em Marília, 50% dos acidentes ocorridos neste ano foram causados por veículos, ou seja, 2096 ocorrências. Enquanto o índice de acidentes envolvendo motocicletas corresponde a 40%, 1589 casos. Já 9% dos acidentes correspondem a 351 ocorrências envolvendo caminhões, ônibus e caminhonetes. O 1% restante é referente a tratores, motoneta, bicicleta, entre outros.
Omissão de socorro
Dos 3.973 acidentes registrados na cidade, a SSP informou que em 214 casos os motoristas e condutores fugiram do local sem prestar socorro, ou seja, 5% dos motoristas envolvidos.
A média de motoristas que não socorreram às vítimas nos acidentes corresponde a 35 casos por mês e ao menos um por dia.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a omissão de socorro é um crime grave e a pena estipulada é de três meses a 1 ano de prisão, mais multa.
O cumprimento da pena pode aumentar até o dobro caso o atendimento resultar em lesão corporal de natureza grave e até a o triplo se a vítima morrer.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.