Marília

Coleta de lixo em Marília é mantida por decisão judicial

Coleta de lixo em Marília é realizada em parte pela Prefeitura e em parte por empresa terceirizada (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

A Justiça concedeu uma liminar favorável à Prefeitura de Marília, determinando que a empresa M. Construções e Serviços Ltda. continue realizando a coleta de lixo na cidade. A decisão levou em conta a importância do serviço e o risco de paralisação, que traria prejuízos à população. A liminar foi solicitada após ameaça de greve.

Segundo o juiz Walmir Idalêncio dos Santos Cruz, da Vara da Fazenda Pública de Marília, a análise dos documentos apresentados pela Prefeitura mostrou que o pedido tinha fundamento e havia risco de interrupção dos serviços. O magistrado também ressaltou que a inadimplência da Prefeitura estava dentro dos limites permitidos por lei.

“Defiro a liminar para determinar à empresa requerida que cumpra integralmente o objeto do Contrato nº 1693/2024, referente à Concorrência Eletrônica nº 02/2024, sem interrupções ou paralisações no que concerne à prestação do serviço público essencial”, afirma o juiz.

A liminar determina que a empresa cumpra integralmente o contrato, sem interrupções ou paralisações, sob pena de multa diária de R$ 50 mil, em caso de descumprimento. A decisão cita um caso semelhante, julgado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), em que foi mantida a continuidade da prestação do serviço de coleta de lixo devido à sua essencialidade.

A empresa foi citada e intimada a apresentar contestação no prazo de 30 dias úteis.

O pedido foi feito após os trabalhadores ameaçarem paralisar a coleta de resíduos sólidos domiciliares e comerciais na manhã da últimasegunda-feira (7), devido ao atraso no pagamento dos salários de setembro.

A manifestação dos funcionários foi formalmente comunicada pelo sindicato da categoria por notificação extrajudicial enviada à Prefeitura de Marília e à M Construções & Serviços Ltda.

Sediada em Parnamirim (RN), a empresa foi contratada em maio deste ano, por meio de processo licitatório, ao custo de R$ 10,9 milhões por 12 meses. Além de parte da coleta de lixo urbano, a M Construções também é responsável pela coleta seletiva e pela operação dos ecopontos.

O QUE DIZ A EMPRESA

O contrato estipula que os pagamentos serão feitos pela Prefeitura de Marília “até 15 dias após o ateste de recebimento e aceitação da medição pelo fiscal do contrato”. O controle das medições é feito à mão, o que pode resultar em rasuras.

De acordo com um memorando interno da Prefeitura, ao qual o Marília Notícia teve acesso, a empresa alega não ter pago os funcionários por supostamente não ter recebido os valores após o envio de duas medições de serviços prestados.

O documento é assinado pelo então secretário de Limpeza Pública, Fernando Oliveira Paes, que assumiu como adjunto da pasta nesta quarta-feira (9), após a nomeação de Vanderlei Dolce, que retorna ao cargo após sua derrota nas eleições municipais.

Alcyr Netto

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

12 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

12 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

12 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

12 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

20 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.