Marília

Veterinária da Unimar realiza a Campanha Outubro Rosa Pet

Ao longo do mês, os animais que passarem por atendimento na Clínica Veterinária da
Unimar serão avaliados e os tutores receberão orientações (Foto: Divulgação)

A Clínica Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) realiza durante o mês a Campanha Outubro Rosa Pet, voltando a atenção à prevenção, diagnóstico e tratamento ao câncer de mama em cadelas e gatas.

De acordo com a coordenadora da campanha, a docente Cláudia Sampaio Fonseca Repetti, o diagnóstico precoce aumenta a chance de sobrevivência dos animais. “Estatísticas demonstram que 50% dos tumores nas cadelas são malignos, nas gatas esta probabilidade é de 80%. Esses nódulos se espalham pelo sangue atingindo a outros órgãos. Por isso, a importância do diagnóstico precoce para eficácia do tratamento”, explica.

O câncer de mama nos animais é causado por dois fatores, o uso de anticoncepcionais ou a gravidez psicológica. “O câncer de mama é um tumor hormônio-dependente provocado pelas alterações hormonais, que possibilitam as células mamárias a se multiplicarem de uma maneira errônea e formar o câncer”, explica a docente Cláudia.

Como as gatas possuem cinco pares de mamas e as cadelas quatro, o tratamento realizado é a mastectomia, sendo a cirurgia a forma mais segura, evitando que as outras mamas possam desenvolver a doença no futuro.

Porém, é fundamental que os tutores criem o hábito de apalpar a mama dos animais durante o banho ou brincadeira. “A frequência desta ação facilita encontrar os nódulos. Quanto menor e mais rápido for procurado um Médico Veterinário, melhores as chances de cura”, diz.

Ainda segundo a Cláudia, o melhor é investir em prevenção. “A castração é a forma mais eficaz para prevenção ao câncer de mama dos animais, porque são retirados os dois ovários e o útero, que são a fonte do hormônio feminino, o estrógeno e a progesterona, os grandes vilões do tumor de mama. Quando a castração é realizada antes do primeiro cio a prevenção é de 99%”, ressalta.

Ao longo do mês, os animais que passarem por atendimento na Clínica Veterinária da Unimar serão avaliados e os tutores receberão orientações. “Há como prevenir e há como tratar, mas é preciso que os tutores estejam atentos aos seus animais de estimação”, finaliza Cláudia Repetti.

A Clínica Veterinária da Unimar realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Para mais informações, ou agendamento, entrar em contato através do (14) 2105-4065.

(Foto: Divulgação)

Amanda Brandão

Recent Posts

Polícia identifica vítima de atropelamento na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima foi arremessada para a pista do sentido contrário e teve a morte confirmada no…

16 minutos ago

Marília reestrutura Serviço de Inspeção Municipal e reforça controle de alimentos em 2025

O SIM de Marília está reestruturado, fiscalizando toda a cadeia de produção animal. Segurança alimentar…

5 horas ago

Danilo da Saúde destaca que reforma da USF Parque dos Ipês garante cuidado mais eficiente

A 11ª obra entregue na Saúde, a USF Parque dos Ipês, foi totalmente reformada após…

5 horas ago

Governo atualiza regras do BPC e reforça exigência de revisão cadastral em 2025

Beneficiários devem manter cadastro atualizado e seguir notificações do INSS para evitar bloqueios (Foto: Divulgação)…

5 horas ago

Copa de 2026 tem grupos definidos e Brasil estreia em 13 de junho contra o Haiti

Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 nos EUA, México e Canadá. O torneio…

5 horas ago

Nebulização com larvicida reforça ações de combate ao aedes em Pompeia

Pompeia intensifica o combate ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Pompeia iniciou a…

5 horas ago

This website uses cookies.