A retomada do Festival de Cinema de Marília, que acontece de sexta-feira (17) a segunda-feira (20), além de oferecer uma programação repleta de produção de qualidade, busca também honrar aqueles que contribuíram significativamente para o crescimento e reconhecimento do cinema na região de Marília. A cineclubista Maria de Lourdes Morales Horiguella é o destaque da edição 2023, celebrando o seu legado e impacto duradouro na comunidade cinematográfica.
Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (Unesp), a professora universitária Maria de Lourdes Morales Horiguella é uma das principais ativistas do Clube de Cinema de Marília (CCM). Com mestrado e doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), Maria de Lourdes se uniu a um grupo de jovens idealistas que visavam a criação de uma entidade cultural, com objetivos como a difusão do cinema como arte, cultura e meio de expressão. Dessa forma, a proposta era aprimorar a apreciação da técnica artística e histórica da obra cinematográfica.
A sociedade se reunia na Alfaiataria Cimino, situada na antiga avenida Mauá, atualmente avenida Tancredo Neves, e era formada por Alfeu Afonso, Fausto Augusto Battistetti, Roberto Caetano Cimino, Sérgio Albeiro, Sebastião Viera Alves e Wilson Pinto. Mais tarde, entraram para a sociedade Luiz Fellipe de Melo Filho, Miguel Maurílio Saad, Benedito André e a professora universitária Maria de Lourdes Morales Horiguella. Durante esse período, o Clube de Cinema de Marília viveu sua fase mais gloriosa, atraindo atores, atrizes e diretores da sétima arte de renome nacional e internacional, todos vindo para a Cidade Símbolo de Amor e Liberdade para concorrer ao prestigioso Prêmio Curumim.
SOBRE O FESTIVAL
Organizado pelo Clube de Cinema de Marília (CCM), em parceria com o Núcleo de Audiovisual de Marília e Região (NAV), o Festival de Cinema de Marília conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília, Secretaria da Cultura de Marília, além de produtores, agências e entidades locais. Com uma seleção diversificada de filmes, incluindo documentários e narrativas instigantes, irá apresentar prêmios de destaque para o Melhor Filme pelo Júri Popular, escolhido pelo voto do público.
Em 1960, o Festival de Cinema em Marília fez história como o primeiro festival de cinema do Brasil, conquistando reconhecimento internacional e atraindo grandes celebridades da indústria cinematográfica nacional da época. Essa realização pioneira precedeu o famoso Festival de Gramado, no Rio Grande do Sul, que teve início em 1973.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…
Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…
O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…
"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…
Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…
José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…
This website uses cookies.