Marília

Cientista de Marília é indicado a prêmio internacional

Vitor Engracia Valenti é o único brasileiro indicado (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)

Pesquisador e docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus Marília, o fisiopatologista Vitor Engracia Valenti foi o único brasileiro indicado para o Usern 2021. O prêmio internacional reconhece cientistas com até 40 anos, com contribuição significativa em pesquisa, educação científica ou serviço à humanidade.

A organização (sigla, em inglês, para Educação Científica Universal e Rede de Pesquisa) busca incentivar jovens pesquisadores em cinco áreas de atuação: incluindo as ciências médicas, segmento no qual o professor de Marília atua.

Valenti é livre-docente em fisiologia e se destacou nacionalmente com projetos relacionados ao sistema nervoso autônomo e central.

O pesquisador tem colaborado como fonte para o Marília Notícia, com a divulgação de dados com a aplicação de modelos matemáticos, desenvolvidos por diversas instituições do mundo, a fim de indicar possíveis rumos da pandemia.

Ele conta que estudos que renderam a indicação ao Usern 2021 foram iniciados em 2015, com propostas de intervenções preventivas, sem uso de farmacológicos.

Valenti destaca que os resultados têm sido possíveis graças à colaboração de outros pesquisadores, parceiros de trabalho.

Embora acredite que o incentivo financeiro à ciência ainda precisa avançar, o professor registrou a gratidão, além da Unesp, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Resposta da Usern (Reprodução/Facebook)

Para o pesquisador, a indicação pode ampliar o reconhecimento e as possibilidades de financiamento, visibilidade e mais avanços. O anúncio dos vencedores será em novembro, na Turquia.

“O comitê avaliador é composto em parte por cientistas laureados com o prêmio Nobel. O objetivo do nosso grupo é colaborar para aumento da expectativa e melhora da qualidade de vida mundial até 2030, em acordo com o objetivo proposto pela ONU de saúde e bem-estar”, explica Engracia.

O professor de Marília é editor do grupo Editorial Sênior da Scientific Reports, grupo Nature e editor Associado de Frontiers in Physiology, Neuroscience e Neurology.

“Temos estudos com as universidade de Harvard, Oxford Brookes University, em Londres, Inglaterra, Universidade de Limerick, na Irlanda, USP, Unifesp e Famema”, conclui.

 

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã

Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…

11 horas ago

Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes

Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…

11 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 92 milhões

Aposta simples custa R$ 6 e pode ser feita até as 20h do dia do…

11 horas ago

Agente do ICE mata homem durante operação federal em Minneapolis

Homem morre baleado por agente de imigração em protestos nos EUA e governador de Minnesota…

11 horas ago

Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília

Um homem foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (24) após atropelar uma criança…

12 horas ago

Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional

Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…

15 horas ago

This website uses cookies.