Alfaces perdem qualidade e preços sobem após chuvas em excesso (Foto: Brunno Alexandre/Marília Notícia)
As fortes e constantes chuvas das últimas semanas provocaram prejuízos a muitos produtores de verduras e legumes, o que provocou o aumento dos preços em Marília e boa parte do Estado de São Paulo.
Equipamentos da Somar Meteorologia registraram 205 milímetros de chuvas do começo do mês até domingo (24). A média meteorológica para o período é de 145,8 milímetros. O desvio é de 41%.
Folhas como alface e rúcula são alguns dos itens mais afetados. Átila Colognesi Louzada, gerente do entreposto do Ceagesp de Marília, estima que os preços possam ter subido até 25% da última semana para esta.
“Geralmente as folhas são mais afetadas com chuva intensa e sol quente. Mas acaba atrapalhando muita coisa. Tomate fica bem mais caro, pois é uma produção bem sensível”, afirma Átila.
“O agricultor está esperando produzir mil pés de alface. Aí chove e estraga 700. Quem tem na mão, vai vender um pouco mais elevado, entre 15 e 25% para pelo menos pagar a produção”.
Supermercado
O gerente de compras de um supermercado em Marília, Gleyston Wender, completa dizendo que a qualidade dos produtos disponíveis também cai. “Folhagem sumiu do mercado e quando acha não é tão bonito”.
O preço de itens como tomate e batata – que ele diz aumentar a procura na época na quaresma – está praticamente o dobro. O primeiro é vendido a R$ 5,20 e o segundo a R$ 6,79, diz Gleyston.
(Foto: Brunno Alexandre/Marília Notícia)
Acidente aconteceu no cruzamento entre avenida Pedro de Toledo e rua Mato Grosso (Imagem: Divulgação)…
A Justiça de Marília marcou para 19 de fevereiro de 2026 a audiência de instrução…
Dinheiro, drogas, arma e munições recolhidas com os suspeitos (Foto: Divulgação/Polícia Civil) A Polícia Civil…
Todas as unidades de saúde de Tupã passaram a oferecer a vacina contra a bronquiolite…
A Polícia Civil de Marília, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), desencadeou na…
Um adolescente de 16 anos foi apreendido na noite desta quarta-feira (10) após furtar um…
This website uses cookies.