Marília

Centro de Reabilitação Lucy Montoro entrega próteses

Divulgação

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília realiza nesta semana a entrega de próteses e meios auxiliares de locomoção. Quarenta pacientes dos municípios integrantes do Departamento Regional de Saúde (DRS IX) passam pelo atendimento e recebem os equipamentos.

Na etapa de próteses são atendidos pacientes com diferentes níveis de amputação. Nos membros inferiores, desde a amputação parcial de pés até no nível dos membros superiores com a desarticulação de ombro.

Quanto às órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção são atribuições da equipe multiprofissional a avaliação, prescrição e dispensação dos equipamentos, adaptações e adequações necessárias ao atendimento das demandas do paciente.

O Diretor Geral da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), Dr. Paulo Roberto Teixeira Michelone, destacou que o atendimento na unidade de reabilitação é realizado a partir de encaminhamentos regulados pelo DRS IX. “Temos profissionais capacitados preparados para atender no programa de reabilitação”.

Na maioria dos casos de amputações, diabetes e os acidentes com motocicletas correspondem às principais causas. Sequelas de AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) também são tratadas no Centro Lucy Montoro de Marília.

A Coordenadora Clínica do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, Dra. Roberta Cardozo Flores, afirmou que são atendidos cinco grupos principais de pacientes.

“Atendemos principalmente pacientes com lesão encefálica, lesão medular geral, doenças generativas, infantil e amputações. Também contamos com o Ambulatório de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção”, disse.

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília realiza em média 3.100 procedimentos por mês. Em funcionamento desde setembro de 2014, até fevereiro deste ano a unidade já realizou 43.748 atendimentos e entregou 780 meios auxiliares de locomoção.

O paciente Danúbio Viana Nogueira, 32 anos, passa pelo atendimento multiprofissional no Centro de Reabilitação Lucy Montoro após ter perdido parte da perna esquerda em acidente de moto. “Estou há seis meses com a prótese e já me adaptei bem. Antes vinha três vezes por semana aqui, mas agora já estou vindo duas vezes”.

Uma pesquisa está sendo desenvolvida na unidade fazendo parte do Pós-Doutorado do Programa Envelhecimento e Saúde da Famema. “Estamos identificando o desempenho de força da musculatura do quadril de pacientes com próteses. Avaliamos total de 43 pacientes e cada avaliação dura três dias”, ressaltou o educador físico com mestrado e doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologia, Luciano Fernandes Crozara.

Marília Notícia

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

6 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

6 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

11 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

11 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

11 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

12 horas ago

This website uses cookies.