Foto: Edio Junior/Jornal da Manhã
Acontece neste sábado (2) das 9h às 16h no distrito de Padre Nóbrega a 7ª edição do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) Itinerante “Marília Cidadã”.
O evento é um mutirão da cidadania realizado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com o Ministério Público Federal, Unimar, Prefeitura e diversas empresas parceiras. Serão prestados diversos serviços totalmente gratuitos.
O evento mobiliza setores da administração municipal, estadual e federal, universitários e docentes da Unimar, ONGs, empresas parceiras e voluntários. Durante o mutirão, o MPF (Ministério Público Federal) traz à cidade o Ônibus da Cidadania, com uma série de serviços.
Por meio de ônibus equipado e disponibilizado pelo MPF, o CEJUSC de Marília realizará orientações jurídicas e audiências de mediação/conciliação nas áreas de família, como divórcio, reconhecimento de união estável, fixação de alimentos, visitas, regulamentação de guarda, partilha de bens, reconhecimento de paternidade, exoneração de alimentos, bem como relacionadas a direitos patrimoniais, como vizinhança, consumidor, locação de imóveis, acidente de trânsito, renegociação de dívidas, prestação de serviços, telefonia, plano de saúde, entre diversas outras.
A população contará com serviços da USF (Unidade Saúde da Família) de Nóbrega. As equipes farão o cadastro dos moradores, principalmente dos novos bairros, instalados recentemente. Os profissionais também estarão disponíveis para aferir pressão arterial e orientações em saúde.
Logo na abertura do evento, prevista para às 9h, o Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família) participa com a educadora física Aline Cardoso de Almeida. A proposta é promover a saúde de maneira divertida, incentivando o combate ao sedentarismo e à adesão ao grupo semanal já instalado na USF.
O evento recebe o “Ônibus da Saúde”, com as equipes do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado em ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids). A população poderá fazer testes rápidos para Aids, Sífilis e Hepatites.
O Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília) participa em parceria com o curso de graduação da Unimar. Crianças e adolescentes poderão fazer os testes antropométricos, receber orientações e triagem para participar do tratamento oferecido pela unidade.
A Divisão de Zoonoses estará presente com a exposição do “mosquitóforo”, um dispositivo artesanal com mosquitos e larvas que mostra o ciclo do Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A equipe também é habilitada a prestar informações sobre leishmaniose, animais peçonhentos e outras áreas de competência.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.