Marília

Casos de sífilis crescem 110% em Marília e disparam ainda mais entre as grávidas

O número de casos diagnosticados de sífilis em Marília teve aumento de mais de 110% entre janeiro e meados de agosto de 2021, sobre igual período do ano passado. Os dados fazem parte de um relatório publicado pela Secretaria Municipal da Saúde.

Levantamento aponta que, até a 32º semana epidemiológica de 2020 – naquele ano, encerrada dia 6 de agosto –, a cidade havia registrado 38 casos de sífilis adquirida. Outros sete foram constatados em mulheres que estavam grávidas.

A incidência da infecção durante a gestação tem tratamento diferenciado, já que visa prevenir a doença no bebê. A má-formação congênita está entre as complicações decorrentes da sífilis, por isso a atenção especial às mulheres no período gestacional é considerada estratégica.

O crescimento neste ano foi grande em ambos os indicadores. Ao término da mesma semana epidemiológica (32ª) – que em 2021 acabou dia 19 de agosto –, a Vigilância Epidemiológica apurou na cidade 73 casos de sífilis adquirida e 23 em mulheres grávidas.

O aumento foi de 92% na população em geral e 228% entre as mulheres com que vão dar a luz. Na média, o total de casos amentou em 111%.

TESTE RÁPIDO

Os diagnósticos são feitos em unidades de saúde da rede de atenção primária (postos) ou ainda no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), onde funciona o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

É importante lembrar que a sífilis é considerada uma Infeção Sexualmente Transmissível (IST). Assim como a Aids e as hepatites virais, é transmitida pelo contato sexual e pode ser prevenida com o uso de preservativo.

A doença tem cura, mas precisa ser diagnosticada. Infelizmente, o exame e a busca por diagnóstico podem envolver tabus, constrangimento entre parceiros e preconceitos. Muita gente desconhece que a constatação pode ser feita na modalidade teste rápido, com sigilo e total segurança.

TRATAMENTO

Os números elevados registrados no município não podem ser, necessariamente, interpretados como descontrole da doença. A  alta de positivos pode indicar que o rastreio está sendo feito. É  bem pior quando prevalece o desconhecimento e os casos ficam subnotificados.

Profissional de saúde com experiência no atendimento aos casais – que prefere não se identificar – relata ao Marília Notícia a dificuldade em função de preconceito e machismo. “Infelizmente, tem casos de reinfecção em gestantes, porque é muito difícil fazer alguns homens aderirem ao tratamento”, conta.

A resistência pode ser resultado da negação da realidade ou ainda desprezo ao perigo. “Mesmo orientado de que seu filho pode nascer com alguma deformidade, já tivemos situações em que o casal não conseguiu fazer, junto, o tratamento. É muito triste que isso ainda ocorra”, lamenta.

Em Marília, é possível fazer o teste na maioria das unidades de saúde. Para saber os locais com profissionais habilitados, basta entrar em contato pelo (14) 3402-6500.

O CTA fica na rua Sete de Setembro, 793, no bairro Salgado Filho. O telefone é o (14)3451 2939.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem acusa a companheira de trocar fotos íntimas, arremessa copo e acaba preso

Um homem de 24 anos foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira (2), acusado…

10 minutos ago

Marília fecha 2025 com mais de 71,4 mil postos de trabalho formal

Marília fecha 2025 com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada (Foto: Reprodução)…

36 minutos ago

Pedestres acionam a PM e salvam professora de agressões em via pública

A atitude de pessoas que estavam na avenida João Ramalho, na zona sul, e testemunharam…

1 hora ago

Deputados acompanham andamento de obra da ciclovia de Avencas

Obra foi conquistada com articulação junto ao governo estadual (Foto: Divulgação) A deputada estadual Dani…

3 horas ago

Ação sobre prédios interditados da CDHU entra na reta final após quase oito anos

Interdição dos blocos e desocupação aconteceu em 2024 (Foto: Marília Notícia) A Vara da Fazenda…

5 horas ago

Secretaria abre inscrições para Copa Tupã de Futsal 2026 com 16 equipes

A Secretaria Municipal de Esportes de Tupã abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições para a…

6 horas ago

This website uses cookies.