Categories: Marília

Cascata para de operar e nível de água do rio do Peixe atinge 30%

Represa Cascata parou de operar

Responsável por 65% do abastecimento de água de Marília, o rio do Peixe atingiu o seu limite crítico. Com a pior estiagem dos últimos 80 anos, o seu nível atingiu apenas 30% do normal. Diante dessa situação, o DAEM (Departamento de Água e Esgoto) reforçou o apelo à população para que economize, evitando desperdícios. Nesta semana, o sistema de captação da represa Cascata deixou de operar, já que praticamente secou.

Nesta semana, o prefeito Vinicius Camarinha esteve no sistema de captação do rio do Peixe, acompanhado do presidente da Câmara, Luiz Eduardo Nardi e do diretor do DAEM, João Carlos Polegato. Eles constataram a situação crítica: as bombas estão sugando grande quantidade de areia devido ao nível de água extremamente baixo.

Polegato explica que ao lado do rio existe a represa do Arrependido, um manancial importante que é usado em situações especiais. Mas, como ainda não há uma previsão de chuva de forma abundante, o Arrependido está sendo poupado, com bombeamento somente no período noturno. “Caso seja necessário, estaremos usando a represa por um tempo maior”, explicou.

Várias regiões da cidade já sofrem com o racionamento de água.  O presidente da Câmara, Luiz Eduardo Nardi, que dirigiu o DAEM durante 12 anos, confessa que nunca viu o rio do Peixe com um nível tão baixo. Por isso, considera importante que todos tenham consciência de que é preciso o apoio dos marilienses com o uso racional da água enquanto que a administração municipal prossegue nas obras para ampliar o abastecimento.

Segundo o prefeito, a administração já trabalha para resolver o problema: “Vamos perfurar oito poços. Alguns já estão sendo perfurados. Um é ao lado da represa Cascata, que vai produzir 200 mil litros de água e, em 15 a 20 dias, temos a expectativa de jogar essa água dentro da represa, recuperar o volume da represa e novamente voltar a fornecer água pela represa Cascata. Mas depois dos 20 dias vai ter uma obra final e não mais utilizaremos a represa Cascata. Esse próprio poço profundo vai levar água para essa região leste da cidade. Serão mais sete poços. Um já está em obras, um já terminou e quatro serão na zona norte, que é uma situação mais grave, dois na zona sul, Lácio e Padre Nóbrega. Além de dois grandes reservatórios que o município está construindo. Dois poços serão entregues ainda neste mês. Outros três estão em licitação e o restante deve ficar pronto em meados de dezembro e janeiro é a nossa expectativa”, disse Camarinha.

Rio do Peixe está com o nível de água bem baixo por falta de chuvas

 

Marília Notícia

Recent Posts

Motorista é preso em flagrante por embriaguez ao volante na Transbrasiliana

Um homem de 57 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

3 minutos ago

Mulher é presa por tráfico durante ação do SIG na zona sul

Drogas, anotações e dinheiro do crime; presa alegou ser usuária, mas confessou venda (Foto: Divulgação/Polícia…

7 minutos ago

Mulher é presa em flagrante por tráfico em frente a escola em Pompeia

Dinheiro e drogas encontrados com a jovem, que confessou crime (Foto: Divulgação/PMSP) Uma jovem de…

14 minutos ago

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas durante operação em Garça

Um homem de 39 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite…

40 minutos ago

Projeto Social Esportivo 2026 abre inscrições para 25 modalidades

Estão disponíveis vagas em 25 modalidades esportivas, incluindo o Badminton (Foto: Divulgação) A Prefeitura de…

44 minutos ago

Funcionária de hospital tem carro furtado durante o expediente

Uma auxiliar de serviços gerais, de 58 anos, funcionária de um hospital, amargou prejuízos no…

1 hora ago

This website uses cookies.