A Colômbia se tornou o quarto país da América Latina a aprovar o casamento igualitário entre casais do mesmo sexo, depois de Argentina, Brasil e Uruguai. O Tribunal Constitucional do país decidiu, com seis votos a favor e três contra, que as uniões civis entre casais homossexuais têm os mesmos direitos que os atribuídos no matrimônio entre heterossexuais.
A medida, que representa um grande avanço social para a comunidade LGBTI, vem cinco meses depois do país aprovar a adoção para casais homoafetivos. De acordo com a agência Associated Press, ativistas afirmaram que, agora, juízes e notários poderão casar homossexuais. Antes da decisão, os casais gays poderiam se registrar como união civil, mas não como matrimônio.
Nos últimos dois anos, o Tribunal Constitucional estudou cinco casos de casais do mesmo sexo que haviam tentado casar depois de uma sentença de 2011 considerada ambígua pelo movimento. Segundo alguns juízes e juristas, a sentença abriu caminho para a união civil entre casais gays.
No entanto, a Procuradoria Geral representou na Justiça contestando a possibilidade. Hoje, o tribunal decidiu que a procuradoria não poderia ter agido nesse sentido por não ter legitimidade para dar esse passo em relação aos casamentos civis na Colômbia.
Fonte: Catraca Livre
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.