Categories: Marília

Candidato ao Conselho de Medicina é recebido na Santa Casa

Os médicos Jorge Curi e Rui Tanigawa, candidatos ao comando do CFM (Conselho Federal de Medicina), visitaram na manhã da última quarta-feira, dia 30, a Santa Casa de Marília. Eles foram recebidos pelo provedor da instituição, empresário Milton Tédde, e pela diretora técnica, Ismênia Torres, entre outros diretores do hospital.

Os assuntos foram o financiamento público da saúde, a oferta de serviços e especialidades, a relação entre médico e diretores de hospitais, gestão da qualidade e sucessão na entidade federal. Os candidatos concorrem na oposição a atual presidência e batizaram a chapa de “valorização médica”, por defender uma revisão nas relações entre os profissionais com a sociedade e, principalmente, com os governos.

“Existem graves deficiências. Convivemos, no Brasil, com o melhor e o pior da saúde. Temos que ampliar o que é bom e mudar o que é ruim. É preciso coesão das entidades associativas, das faculdades de Medicina, do sistema filantrópico e todos que puderem contribuir. Precisamos de um pacto pela saúde”, disse Curi. A mobilização pelo investimento de pelo menos 10% do orçamento federal em saúde foi uma das recentes bandeiras do dirigente. Estados e municípios já aplicam percentuais mínimos, porém falta regulamentação que estenda a obrigação à União.

Programas governamentais como o “Mais Médicos”, segundo ele, não funcionam. Também não adianta culpar a gestão hospitalar pelos problemas. Na maioria dos casos, a conta não fecha e os administradores ficam sem condições de honrar compromissos. “Já houve um tempo com maior tensão entre o corpo clínico e a direção hospitalar. Estamos superando esse desafio e compreendendo que se melhorar, vai melhorar para todos”, disse.

O provedor da Santa Casa de Marília afirmou que a instituição está de portas abertas para todas as chapas e destacou a importância do encontro com os candidatos ao CFM. “O médico é nosso parceiro. Queremos sempre conversar com os conselhos, as associações e diretamente com os médicos, envolvendo nossa diretoria clínica e técnica. Só assim vamos avançar na qualidade do atendimento à população”, afirmou Tédde.

O encontro desta quarta-feira contou com a participação do cirurgião pediátrico José de Freitas Guimarães Neto, ex-superintendente da Santa Casa local, do cirurgião cardíaco Rubens Tófano de Barros e do diretor administrativo da Santa Casa, Sérgio Stopato Arruda. 

Marília Notícia

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

39 minutos ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

5 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

5 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

5 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

5 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 horas ago

This website uses cookies.