Categories: Marília

Campanhas reduzem casos de dengue em Marília

Bigeschi ressalta que as reuniões promovidas pelo Comitê “Marília sem Dengue” têm sido fundamentais para o controle da doença na cidade

O número de novos casos de dengue interrompeu a trajetória de crescimento no Estado de São Paulo, no início deste ano. Os dados, divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo – nesta terça-feira (15), mostram que no comparativo com janeiro, o recuo de novos registros da doença em fevereiro foi de 38,5%, passando de 57,5 mil para 35,4 mil.

Segundo o responsável pela Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Boulos, com a entrada da circulação do vírus da zika, a população ficou mais atenta e mobilizada contra criadouros do mosquito Aedes aegypti. O especialista citou também o impacto do envolvimento de órgãos como o Exército, a Defesa Civil e de entidades sociais em campanhas de conscientização e mutirões de limpeza.

“As infestações de mosquito, pelos relatórios que estamos recebendo, também estão diminuindo. Parte disso pode ser em decorrência das fortes chuvas que, embora possam produzir criadouros, podem também destruí-los com o impacto da água”, comentou Boulos para a reportagem da Folha de S.Paulo.

Intensificação das campanhas – Em Marília, a Secretaria Municipal da Saúde esclarece que a administração municipal vem intensificando, nos últimos meses, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e que tem obtido também bons resultados no controle da dengue.

“Em 2015, o Estado de São Paulo teve uma grande epidemia de dengue. Conseguimos reduzir drasticamente em Marília os números registrados no ano passado, com a adoção de várias medidas, como a promoção de passeatas, campanhas educativas, mutirões de limpeza, reuniões dos comitês regionais e distritais, vistorias em imóveis residenciais e comerciais – inclusive com a extensão das atividades aos sábados, entre outras ações. Este ano, até o dia 14 de março, nós estamos com 63 casos de dengue confirmados por exame laboratorial no município – índice equivalente a menos de 1% do total registrado no mesmo período de 2015”, frisou Danilo Bigeschi, secretário municipal da Saúde.

O secretário da Saúde ressaltou também que a população precisa continuar em alerta, mesmo com a redução do número de casos de dengue em todo o território paulista. “Nos meses de março e abril, a infestação do mosquito sempre aumenta e a nossa preocupação com a circulação viral é enorme. Além disso, estudos técnicos indicam que 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Por isso, reiteramos que o apoio da população é fundamental no combate ao mosquito e a atenção deve continuar sendo redobrada durante os próximos meses”, concluiu Bigeschi.

Marília Notícia

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

4 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

4 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

4 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

4 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

5 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

5 horas ago

This website uses cookies.