Marília

Câmara vota benefícios para pretos, pardos e indígenas em concursos públicos

Câmara novamente terá sessão acontecendo na terça-feira (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

A Câmara de Marília realiza na próxima terça-feira (6) a 40ª sessão ordinária, discutindo indicações, requerimentos e seis projetos. O encontro seria no dia anterior, mas foi alterado devido ao jogo da Seleção Brasileira contra a Coreia do Sul, pela Copa do Mundo do Catar. Uma das discussões será sobre a implantação de sistema de pontuação diferenciado para pretos, pardos e indígenas, em concursos públicos de Marília.

É a segunda sessão seguida da Câmara de Marília adiada por causa de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Nesta segunda-feira (28), devido à partida contra a Suíça, que terminou com vitória brasileira por 1 a 0, a sessão já havia sido adiada para terça-feira (29).

O Projeto de Lei 31/2022, da Prefeitura de Marília, discutirá sobre o sistema diferenciado de pontuação em concursos, denominada “Lei Doutor Nadir de Campos”. De acordo com a exposição de motivos do prefeito Daniel Alonso (PL), a proposta foi elaborada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Marília, com apoio da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.

“Essa relação racial é histórica, cultural e social no Brasil, denominada “Racismo Estrutural”, que é a marginalização da população negra e está relacionada a uma violação dos direitos humanos”, afirma no texto do Projeto de Lei.

O projeto propõe ainda que seja denominada ”Lei Doutor Nadir de Campos”, em homenagem ao advogado, ex-secretário municipal da Administração, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Marília, falecido em 11 de maio de 2021, cuja trajetória pessoal, profissional e política se identificou com os ideais da igualdade racial.

Os vereadores também votarão o Projeto de Lei 122/2022, modificando a lei que dispõe sobre a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Segundo a justificativa dada sobre o projeto, foi destacado que uma alteração realizada no ano passado deixou a estrutura desatualizada.

O Projeto de Lei 123/2022 propõe que os empregados da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb), que prestam serviços no cemitério da Saudade, poderão ser cedidos à Prefeitura de Marília.

Os vereadores devem aprovar o Projeto de Lei 129/2022, que denomina a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Flauta Mágica, apenas para corrigir o seu endereço, na rua Serapião Costa Ramos.

A Câmara votará o Projeto de Lei 130/2022, autoriza a Prefeitura de Marília a celebrar parcerias com a finalidade de implantação de horta comunitária nos terrenos baldios. A Lei 6608/2007 já trata do assunto, mas a atualização busca a supressão da expressão “orgânica”, visando ampliação e integração aos projetos da política de segurança alimentar.

Ainda durante a 40ª sessão ordinária do ano, os vereadores votarão o Projeto de Lei 62/2022, de autoria do vereador Marcos Rezende(PSD), denominando dispositivo viário “Luiz Carlos Jorge” a rotatória instalada na avenida Joaquim Cavina, no entroncamento com as ruas José de Abreu Neto e Jorge Wilton Vitzel, no bairro Parque das Esmeraldas II.

Alcyr Netto

Recent Posts

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Novo Poço de Lácio (PG-08): resultado palpável e água potável (Foto: Divulgação) O abastecimento de…

8 horas ago

Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta

Rafael Pascon está preso desde outubro do ano passado na Penitenciária 2 de Gália (Foto:…

8 horas ago

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas

Negócio supostamente ligado à tecnologia removeu fachada às pressas, segundo vizinhos (Foto: Marília Notícia) Um…

12 horas ago

Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

UBS deve beneficiar cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque das Nações e Marina…

13 horas ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

13 horas ago

Filme ‘O Agente Secreto’ é indicado para quatro categorias do Oscar

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor…

13 horas ago

This website uses cookies.