Marília e região

Câmara retoma atividades pós-Carnaval e vota tombamento do Aeroclube de Marília

Aeroclube pode ser tombado pela Câmara de Marília (Foto: Marília Notícia)

Após o recesso de Carnaval, a Câmara de Marília retoma suas atividades com uma sessão ordinária marcada para quinta-feira (6), a partir das 17h. O projeto de destaque deve ser a votação pelo tombamento do Aeroclube como patrimônio cultural do município.

O recesso termina na quarta-feira (5), às 14h, quando a Câmara retoma suas atividades, mas a sessão ordinária acontece apenas no dia seguinte.

O primeiro projeto de lei da pauta é o 4/2025, que propõe a denominação de Praça Maria de Lourdes Vicentini Jorente ao sistema de lazer, localizado entre as ruas Shinji Kuroki, Reverendo Delfino José Correa, Engenheiro Columbano Eppinghaus e Benedita Pio Andrade, no Jardim Luciana. A homenagem visa reconhecer a trajetória de Maria de Lourdes, conhecida por seu trabalho social e filantrópico.

Os vereadores também votam a matéria 5/2025, para nomear a projetada rua B, entre as avenidas República e Yusaburo Sasazaki, no Distrito Industrial Santo Barion, como rua Lindaura Sarmento Teixeira. A proposta homenageia Lindaura, uma curandeira e espírita que dedicou sua vida a ajudar à comunidade mariliense.

O projeto 11/2025 institui o tombamento do Aeroclube de Marília como patrimônio cultural do município. O espaço, fundado em 1940, é um símbolo importante para a história da aviação na região e desempenha um papel fundamental na formação de novos aviadores e na promoção de eventos aeronáuticos.

O aeroclube local quase teve suas atividades interrompidas por ação da Rede Voa, concessionária do Aeroporto Frank Miloye Milenkovich de Marília, mas conseguiu na Justiça o direito de continuar no local. O tombamento é passo importante para manutenção das atividades.

A matéria 24/2025 autoriza o Poder Executivo a abrir créditos adicionais no orçamento municipal para custear ações na Secretaria Municipal de Saúde e no Sistema Único de Assistência Social (Suas), além de repasses a entidades do terceiro setor. O projeto visa garantir recursos para a execução de políticas públicas essenciais.

Por fim, os vereadores votam a proposta 25/2025, que propõe a desafetação de uma área de 431,61m², originalmente destinada ao Sistema de Lazer 2 B, no bairro Residencial Delazir Apparecida Cigano Herrera, para a construção de uma unidade escolar. A medida busca ampliar a oferta de educação na região.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

1 dia ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

1 dia ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

1 dia ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

1 dia ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.