+ Notícias

Câmara de Marília debate políticas públicas voltadas às doenças raras

Médico e coordenador do Amor de Criança, Francisco de Agostinho, e o presidente da Câmara de Marília, Danilo da Saúde (Foto: Wilson Ruiz)

A Câmara de Marília realiza nesta quinta-feira (28), às 19h, uma audiência pública para discutir a implementação de políticas públicas voltadas ao tratamento de doenças raras. A iniciativa é do presidente do Legislativo, vereador Danilo da Saúde (PSDB).

O debate foi proposto no requerimento 1.512/2025, aprovado por unanimidade em sessão ordinária no dia 4 de agosto. Segundo Danilo, a audiência busca produzir conhecimento sobre o tema, sensibilizar profissionais da saúde e gestores e ampliar a conscientização da população.

“É uma oportunidade para debatermos e divulgarmos informações e promovermos a conscientização sobre doenças raras, tornando públicos os estudos sobre o tema e ajudando assim no diagnóstico precoce e na ampliação do acesso a tratamentos que possam aumentar a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares”, afirmou o vereador.

O médico Francisco de Agostinho Júnior, coordenador do Projeto Amor de Criança da Universidade de Marília (Unimar), está entre os convidados. O projeto atende crianças e adolescentes com deficiência, especialmente as que apresentam acometimento neurológico. Ele destacou a relevância do encontro. “Uma audiência pública de extrema importância. Teremos a participação do Instituto Amor e Carinho de Campinas, que vai nos orientar como melhor atender as nossas crianças sob o aspecto da medicação”, disse.

Também confirmaram presença a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio; a pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e ação comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva; o juiz da Vara da Fazenda Pública, Walmir Idalencio dos Santos Cruz; o presidente do Instituto Amor e Carinho, Wesley Pacheco; a professora da Famema e consultora científica da Afag, Geisa Luz; e a professora da Fema, conselheira estadual da pessoa com deficiência e mãe de criança com a doença rara Ataxia de Friedreich, Fernanda Cerci Queiroz.

A audiência pública é aberta à população e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara de Marília, no canal 31.2 em sinal aberto, canal 21 por assinatura, além do YouTube e Facebook oficiais.

Carolina Rolta

Recent Posts

Trabalho escravo urbano supera meio rural e atinge 2,7 mil pessoas em 2025

Construção civil lidera resgates de trabalho análogo à escravidão em 2025 (Foto: Agência Brasil) As…

4 horas ago

Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050, diz estudo

Nações muito populosas como Índia, Nigéria, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas também sentirão fortemente os…

4 horas ago

Câmara: MP que cria Gás do Povo está na pauta no retorno aos trabalhos

Hugo Motta anuncia prioridades para a primeira semana de trabalhos (Foto: Agência Brasil) O Congresso…

4 horas ago

Polícia Federal prende suspeito de integrar grupo terrorista islâmico na região

Apreensão foi feita pela PF nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/Polícia Federal) A Polícia Federal (PF) prendeu,…

5 horas ago

Rede municipal de Marília terá volta às aulas escalonada em fevereiro

Rede municipal é composta por 65 escolas e cerca de 19 mil alunos (Foto: Divulgação)…

6 horas ago

RIC Ambiental promove manutenção preventiva em fonte pública no Planalto II

Fonte Massamitsu Homma, alvo de manutenção (Foto: Divulgação) A RIC Ambiental realizou, nesta quarta-feira (28),…

7 horas ago

This website uses cookies.