Marília e região

Audiência pública na Câmara em Marília debate acesso à cannabis medicinal

Danilo Bigeschi, presidente da Câmara, ao lado de Claudia Marins, da Associação Cannabica Maria Flor (Foto: Câmara/Wilson Ruiz)

Uma audiência pública realizada nesta quinta-feira (27), na Câmara Municipal de Marília, discutiu os desafios enfrentados por pacientes que utilizam cannabis medicinal como tratamento terapêutico. A iniciativa partiu do presidente da Casa, vereador Danilo Bigeschi (PSDB), conhecido como Danilo da Saúde, e reuniu profissionais da saúde, representantes de entidades, pacientes e familiares, além do vereador Delegado Wilson Damasceno (PL).

Segundo Danilo da Saúde, a eficácia do uso medicinal da cannabis em diversas enfermidades é comprovada cientificamente, mas a falta de informação ainda é um obstáculo. “A audiência é importante para manter aberto este espaço de diálogo, de troca de informações com o objetivo de ampliarmos o conhecimento sobre este importante tema”, afirmou o vereador.

A sessão contou com a participação do diretor jurídico da Abracamed (Associação Brasileira de Cannabis Medicinal), Flávio Rino, que criticou a demora na tramitação do Projeto de Lei 399/2015 no Congresso Nacional. “Está parado na Câmara dos Deputados há dez anos. Isso é o sinal que ainda existe um preconceito descabido em relação a um óleo extraído da cannabis que propicia que pacientes com diversas enfermidades tenham problemas amenizados”, disse.

Claudia Marins, vice-presidente da Associação Cannabica Maria Flor, também participou da audiência. Fundada em Marília em 2020, a entidade atende 14 mil pacientes em todo o Brasil com terapias integrativas e medicamentos à base de cannabis. “Somos referência em capacitação e pesquisa e promovemos saúde, dignidade e acolhimento de forma técnica, sustentável e segura”, declarou.

Durante o encontro, mães relataram melhorias na qualidade de vida de seus filhos com o uso da cannabis medicinal, e profissionais da Associação Maria Flor apresentaram os trabalhos desenvolvidos. O debate teve duração de duas horas e foi transmitido pela TV Câmara e redes sociais do Legislativo.

“Agradeço a todos que participaram da audiência. Mais um passo da nossa luta, dessa união de esforços, para cada vez mais desmitificar, facilitar o acesso. Vamos avançar muito no Sistema Único de Saúde nessa questão”, concluiu Danilo da Saúde.

Alcyr Netto

Recent Posts

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

4 minutos ago

Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…

32 minutos ago

Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…

41 minutos ago

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

2 horas ago

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…

4 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

4 horas ago

This website uses cookies.