Conhecida pelas opções de vozes femininas, a assistente digital Alexa recebeu a versão masculina recentemente, conforme o site The Ambient notou no início desta semana. Você pode ouvir uma prévia aqui, em inglês. O recurso está disponível somente para usuários nos Estados Unidos, por enquanto.
A Amazon, criadora do dispositivo, lançou a opção de voz Ziggy, como é chamada a nova versão, de maneira discreta e sem especificar que se trata de uma voz masculina. Ou seja, o usuário precisa testar as opções no sistema para notar que há a nova voz.
Quando perguntada pelos usuários, a Alexa responde que não é nem mulher nem homem, e sim uma inteligência artificial. Nos materiais de divulgação, no entanto, a Amazon se refere ao dispositivo com pronomes e artigos femininos.
Recentemente, a Apple, dona do sistema de inteligência artificial Siri, tirou a voz feminina como padrão dos dispositivos. Agora, cabe ao usuário escolher qual a versão preferida para se comunicar com a IA.
De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), de maio de 2019, assistentes de voz que trazem vozes femininas e são apresentadas como mulheres são sexistas, já que são desenvolvidos para serem submissos e servis. Para pesquisadores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), isso reforça a tendência de gênero e normaliza o assédio sexista.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.