Arquiteta Luca Moreira traz últimas tendências de Milão para Marília
Estar atualizado em sua área profissional é fundamental para o sucesso em qualquer campo. Esta máxima se manifesta de forma vívida na carreira da renomada arquiteta mariliense Luca Moreira, que retornou recentemente da ‘II Salone del Mobile Milano’, a maior feira internacional de arquitetura do mundo, que acontece em Milão, na Itália.
Durante o evento, a profissional mergulhou em um cenário de criatividade e inovação, explorando desde as tradicionais exposições de mobiliário até as novas fronteiras do design biofílico e da neuroarquitetura.
“Um dos aspectos mais marcantes das tendências deste ano é a valorização da conexão entre arquitetura e o estilo de vida, que reflete a busca por ambientes mais acolhedores e conectados com a identidade de cada indivíduo”, diz Luca ao Marília Notícia.
Segundo a profissional, a arquitetura se tornou uma extensão do ser, adaptando-se às necessidades e preferências de cada cliente, como um reflexo de sua personalidade e forma de viver. “Quando vou para uma feira como essa, consigo inovar e trazer novidades, não só para o meu trabalho, mas também nas palestras que faço para fornecedores de Marília e outras cidades, para que eles possam aplicar, não só nos meus projetos, mas nas vendas deles”, revela.
Para a arquiteta, a maneira de expor e compor os ambientes também vem se tornando mais despojada e fluída, quebrando as barreiras do convencional. Ela destaca a transição do ambiente monocromático e cético pré-pandemia para um cenário mais colorido e aconchegante, com tons terrosos e elementos que remetem à natureza ganhando destaque.
“Após a pandemia, parece que as pessoas precisam de um aconchego maior, de uma vida mais em família. A arquitetura está nessa pegada mais colorida, com tons terrosos, que são mais aconchegantes. Os tapetes vêm com detalhes dourados, em cobre. As cores estão mais fortes, do amarelo até o marrom café, com tons mais queimados e alguns toques de azul e verde”, diz.
Na feira em Milão, Luca diz ter encontrado uma enorme variedade e versatilidade das tendências, desde cozinhas modernas com tons vibrantes e espelhos que criam efeitos visuais impressionantes, até banheiros que se transformam em verdadeiros ambientes de relaxamento, com revestimentos suaves e iluminação cuidadosamente planejada.
Iluminação, que por sinal, também desempenha um papel fundamental na criação de atmosferas acolhedoras. Conforme a arquiteta, o evento em Milão apontou, de maneira geral, uma combinação de luzes âmbar, para proporcionar conforto visual, com pontos de luz mais neutros para destacar detalhes e criar cenários.
“Além disso, a arquitetura contemporânea abraça a sustentabilidade e a reutilização de materiais, com uma crescente ênfase em design biofílico e uso de elementos naturais como pedras, madeira e tecidos orgânicos”, afirma.
Em entrevista ao Marília Notícia, Luca Moreira ressaltou que as tendências atuais refletem não apenas uma estética, mas também uma filosofia de vida. “O conforto, a sustentabilidade e a conexão com a natureza são valores fundamentais na concepção de espaços que verdadeiramente se tornam lar”, diz.
Com mais de 20 anos de experiência no mercado da arquitetura, a busca constante por novidades e estudo da área, fez de Luca um dos nomes mais conhecidos da arquitetura em Marília.
“Já fiz casas na Bahia e trabalho muito no Sul, além de Marília e toda a região. Já perdi as contas de quantos projetos comerciais e residenciais já fiz. Amo o que faço. Durante 18 anos tive um programa de televisão sobre arquitetura. Agora comecei a gravar uma série de 12 episódios e também vamos lançar um podcast, ‘linkado’ aos episódios da série”, revela Luca.
A arquiteta também é professora universitária e faz questão de orientar os alunos sobre a importância do trabalho, que tem como objetivo principal realizar os sonhos dos clientes.
“Sou de ficar na obra. Você tem que estar com o pé na terra, é importante acompanhar tudo. Dou aula na faculdade com o intuito de ensinar. As pessoas precisam entender que estão lidando com sonhos. Temos muita responsabilidade e temos que dar o nosso melhor. E, para isso, você precisa que entender o sonho do cliente. Sentir a família e todos os seus integrantes. Não adianta fazer algo que eu gosto. A casa não é para mim. Todos precisam se sentir bem”, finaliza Luca.
Confira abaixo algumas imagens do arquivo pessoal da arquiteta, durante sua visita na feira internacional de Milão.