Brasil e Mundo

Área queimada no Brasil aumenta 410% em fevereiro e ar em Roraima fica ‘perigoso’

A área queimada em todo o país em fevereiro foi de 950 mil hectares -um aumento de 410% em relação ao mesmo mês no ano passado, segundo levantamento do Monitor do Fogo, coordenado pelo Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).

Aumento se deve, principalmente, a avanço das queimadas em Roraima. Mais da metade (54%) de toda a área queimada no Brasil neste ano aconteceu no estado.

Qualidade do ar em Boa Vista ficou “perigosa” nesta segunda-feira (25), a pior classificação possível para o Mapa da Qualidade do Ar em Tempo Real. Nesta terça-feira (26), a situação já era um pouco melhor, embora ainda esteja na classificação “não saudável”.

Cidade ficou coberta por nuvem de fumaça no fim de semana, devido a queimadas no estado e também em países vizinhos, como Guiana, Suriname e Venezuela.

Pesquisador do Ipam explicou que a maior parte das áreas afetadas por queimadas em Roraima são de lavrado, tipo de vegetação campestre. “O aumento das queimadas no estado de Roraima está diretamente relacionado ao período de seca que ocorre entre os meses de dezembro e abril, que foi agravado pelo fenômeno do El Niño”, explicou Felipe Martenexen. “As condições climáticas e a própria natureza da vegetação favorecem a propagação do fogo”.

Quase 2 milhões de hectares foram queimados em 2024, segundo o Monitor do Fogo. Depois de Roraima, os estados com mais áreas queimadas são Pará (475 mil hectares) e Amazonas (136 mil hectares).

Folhapress

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

2 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

2 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

2 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

2 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

2 horas ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

2 horas ago

This website uses cookies.