A principal novidade no futebol brasileiro deste ano, o árbitro de vídeo (VAR) está bastante atuante nos Campeonatos Estaduais pelo Brasil. Até agora 19 partidas de quatro competições (Paulista, Carioca, Mineiro e Gaúcho) já contaram com a tecnologia, que até agora fez 10 diferentes lances terem a decisão revista pelo árbitro de campo.
O jogo com maior atuação do VAR até agora foi no último sábado, pelo Campeonato Mineiro. Em Varginha (MG), o Boa empatou sem gols contra o Atlético-MG pela primeira semifinal após o time de Belo Horizonte ter três lances definidos com o auxílio da tecnologia. Os auxiliares anularam dois gols do clube alvinegro e definiram ainda a expulsão do volante José Welison, após análise do vídeo.
No entanto, o Estadual com mais decisões revistas pelo VAR até agora foi no Rio de Janeiro. A tecnologia foi utilizada até o momento nas semifinais e finais tanto da Taça Guanabara (primeiro turno) como da Taça Rio (segundo turno). Quatro lances tiveram a decisão revista depois dos auxiliares revisarem as imagens da televisão.
O Paulistão passou a contar com o árbitro de vídeo nas quartas de final e teve até agora três lances alterados. No mesmo Estadual, a tecnologia foi utilizada para referendar outras duas decisões. No estádio do Morumbi, na partida entre São Paulo e Ituano, os assistentes confirmaram que não houve pênalti em Everton Felipe. Outro lance foi no encontro entre Corinthians e Ferroviária, na Arena Corinthians. O árbitro assinalou impedimento de Gustavo e depois confirmou a marcação.
Pelas próximas semanas, a reta final dos Estaduais terá mais jogos com a participação do VAR. Ao todo a tecnologia estará presente em mais de 40 partidas de 10 campeonatos regionais. Fora as fases finais do Paulistão, Carioca e Mineiro, a tecnologia será utilizada nas decisões do Catarinense, Goiano, Cearense, Paraibano, Baiano e, por fim, no Gaúcho, torneio em que o VAR também já foi utilizado no clássico entre Grêmio e Internacional, pela primeira fase, e voltará a estar presente na final.
Confira os lances alterados pelo árbitro de vídeo nos Estaduais:
CAMPEONATO PAULISTA (Tecnologia atuou até agora em 10 partidas)
Quartas de final
Santos x Red Bull Brasil – Arbitragem consultou e anulou gol do santista Diego Pituca.
Palmeiras x Novorizontino – Imagens detectaram toque de mão do zagueiro Éverton Sena. Árbitro marcou pênalti para o Palmeiras.
Semifinal
São Paulo x Palmeiras – Após considerar que houve pênalti de Reinaldo em Dudu, decisão é cancelada após revisão das imagens.
CAMPEONATO CARIOCA (VAR teve atuação em seis jogos)
Final da Taça Guanabara
Fluminense x Vasco – Arbitragem analisa lances de confusão na área. Luciano, do Fluminense, acaba expulso.
Semifinal da Taça Rio
Flamengo x Fluminense – Vídeo determina falta em Rodrigo Caio para anular gol do Fluminense. No segundo tempo, imagens ajudaram a marcar pênalti para o time tricolor.
Semifinal da Taça Rio
Bangu x Vasco – Gol de Anderson Lessa, do Bangu, foi anulado no segundo tempo após revisão constatar impedimento.
CAMPEONATO MINEIRO – Árbitro de vídeo esteve presente até agora nas duas primeiras semifinais
Semifinal
Boa x Atlético-MG – Árbitro de vídeo anulou dois gols do Atlético-MG e decidiu a expulsão de José Welison.
CAMPEONATO GAÚCHO
Tecnologia esteve à disposição do Gre-Nal da primeira fase, mas não foi utilizada.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
This website uses cookies.