Tecnologia

Apple ultrapassa Samsung em vendas de smartphones

A Apple tornou-se a ser a maior fabricante de smartphones do mundo no último trimestre de 2020: a empresa vendeu 79 milhões de celulares, representando 20,8% da fatia do mercado global, e teve um crescimento de 14,9% ante o mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com levantamento da consultoria Gartner. O resultado foi impulsionado pelos quatro modelos do iPhone 12, todos com tecnologia 5G e câmeras atualizadas. A última vez em que a fabricante dos iPhones esteve nessa posição foi em 2016.

A Samsung caiu para a segunda posição e vendeu 62 milhões de smartphones no quarto trimestre de 2020, total de 16,2% do mercado, representando queda de 11,8% nas vendas ante o mesmo trimestre de 2019.

Nas posições seguintes, a briga é entre as chinesas. A Xiaomi subiu duas colocações no ranking da Gartner e ocupa a terceira posição, representando 11,3% da fatia do mercado e com um total de 43 milhões de celulares comercialiazados, alta de 33,9% na comparação com mesmo período do ano anterior. A Oppo permaneceu estável na quarta colocação, com 34 milhões de aparelhos vendidos. Já a Huawei trocou de lugar com a Xiaomi e caiu para a quinta posição, devido ao resultado de 34 milhões de celulares vendidos, queda de 41,1% ante o mesmo período de 2019, afetada pelo banimento do Android nos celulares da chinesa.

O quarto trimestre de 2020 viu serem comercializados 384 milhões de smartphones, queda de 5,4% ante o mesmo período de 2019.

“As vendas de mais smartphones com 5G de baixo ou médio custo minimizaram a queda do mercado no quarto trimestre de 2020”, afirmou Anshul Gupta, analista da Gartner. “Mesmo que os consumidores tenham permanecido cautelosos com os gastos e seguraram algumas despesas discricionárias, os smartphones 5G e novas câmeras profissionais encorajaram os usuários a comprar ou trocar seus aparelhos.”

Em 2020

No acumulado de 2020, no entanto, Samsung ainda é a maior fabricante de celulares do mundo. A sul-coreana vendeu 253 milhões de aparelhos (queda de 14,6% ante 2019), enquanto Apple comercializou 199 milhões de iPhones (alta anual de 3,3%). Já Huawei volta à terceira posição, com 182 milhões de celulares vendidos (queda anual de 24,1%), Xiaomi, com 145 milhões (15,7%), e Oppo, com 111 milhões (-5,8%).

O ano de 2020, marcado pela pandemia de covid-19, vendeu 1,3 bilhão de smartphones, queda de 12,5% ante 2019.

“Em 2021, a disponibilidade de smartphones de baixo custo com 5G e novidades inovadoras serão fatores decisivos para os usuários finais atualizarem os seus celulares atuais”, afirmou Gupta. Para ele, a alta demanda por aparelhos mais baratos de quinta geração de conexão fora da China irá impulsionar as vendas neste ano.

Agência Estado

Recent Posts

Polícia prende sete suspeitos de envolvimento em fraudes financeiras

A Polícia Civil de São Paulo prendeu, nesta terça-feira (9), sete suspeitos de integrar um…

4 horas ago

Governo oficializa novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta terça-feira (9) as novas regras para…

5 horas ago

Estado é condenado a providenciar AVCB para escolas estaduais de Marília

Escola estadual Benito Martinelli ainda estaria sem AVCB, segundo ação do MP (Foto: Arquivo) A…

5 horas ago

Comarca de Marília tem mais de 1,1 mil pessoas com ordens de prisão em vigor

Um painel estatístico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra o perfil detalhado das 1.147…

7 horas ago

Construção de escola impulsiona vagas temporárias no PAT

Candidatos podem confirmar interesse por vaga no Ganha Tempo (Foto: Divulgação) O Posto de Atendimento…

7 horas ago

Câmara vota recursos, dívidas e extinção em última sessão do ano

Sessão ordinária desta segunda-feira é a última de 2025 (Foto: Taís Iatecola/Câmara de Marília) A…

8 horas ago

This website uses cookies.