Com mobilização nas zonas leste e oeste de Marília, o sábado (22) foi de muito trabalho para as equipes da Secretaria Municipal da Saúde, reforçadas pelos alunos e docentes do curso de Medicina Veterinária da Unimar (Universidade de Marília). Foram vacinados contra raiva 6,2 mil animais entre cães e gatos.
Neste sábado (dia 29), a campanha acontece na zona sul da cidade, com postos de vacina em 23 locais, das 9h às 17h (veja a relação completa em anexo). Desde o início da campanha, já foram vacinados em Marília 12,6 mil animais em Marília.
O veterinário Lupércio Garrido Neto, da equipe da Divisão de Zoonoses de Marília, considera o número satisfatório. É o melhor resultado dos últimos anos. Em 2016 foram vacinados 5.867 mil no mesmo território e no ano passado 5.000 (sob chuvas intensas).
Ele lembra que, ao longo de todo o ano, é grande a procura pela vacina também nas clínicas particulares. “A vacina oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) não tem diferença da ofertada nas clínicas. O custo é relativamente baixo. Por isso, quem já tem uma rotina de cuidados com os animais na rede privada, muitas vezes não busca a campanha”, disse.
Lupércio explica ainda que a adesão é sempre menor entre as pessoas que tem felinos. Nas regiões leste/oeste foram vacinados 5.433 cães e 809 gatos. Apesar da “tradição” da maior cobertura de cães, a doença pode acometer e ser transmitida por ambos os mamíferos.
Após concluída a área urbana neste próximo final de semana, as equipes trabalharão nos distritos (06 de outubro). Os responsáveis por cães e gatos no centro que ainda não procuraram nenhum posto de vacina, podem recorrer aos locais da zona sul neste sábado (29).
“É importante que a população não deixe de levar os animais porque a vacina é considerado o meio mais eficaz para mantermos a raiva sob controle”, afirmou Lupércio.
PARCERIA
Para obter sucesso na campanha, a Secretaria Municipal da Saúde conta com o apoio de alunos e docentes do curso de Medicina Veterinária da Unimar, além da colaboração de comerciantes e responsáveis por locais estratégicos, como escolas.
A estimativa atual no Estado de São Paulo é um cão para cada quatro habitantes. Em relação aos gatos, estima-se em um felino para cada 15 moradores. Com base nessa proporção, Marília teria hoje cerca de 74,4 mil animais.
RAIVA MATA
A raiva é uma doença infecciosa que ainda mata, no mundo, cerca de 70 mil pessoas por ano. É transmitida apenas por mamíferos, através da mordida do animal infectado com o vírus do gênero Lyssavirus. Na região de Marília, há registros em bubalinos e equinos, infectados por morcegos hematófagos.
Garrido lembra que o último caso de raiva canina na cidade foi notificado em setembro de 2000. O intervalo de 18 anos sem nenhum caso decorre das ações que incluem a campanha de vacinação, por isso a importância de levar o animal de estimação para aplicação da dose.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.