Marília

Emdurb atende TCE e suspende licitação dos radares

A Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) de Marília suspendeu o edital de licitação para contratação de especializada para instalação e gerenciamento de radares na cidade. Decisão foi provocada por representação no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

O pregão presencial estava marcado para ocorrer nesta sexta-feira (20). Nova data dependerá de parecer do órgão sobre retificação ou não do edital, com nova publicação.

O termo de suspensão foi assinado pelo presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça, na quarta-feira (18). O motivo foi a série de questionamentos e representações, por parte de potenciais interessadas na exploração do serviço.

Uma das representações é da Splice Indústria Comércio e Serviços Ltda. – com sede em Votorantim, na região de Sorocaba. A empresa provocou exame prévio do edital pelo TCE-SP. O processo foi recebido terça-feira (17), no gabinete do conselheiro Renato Martins Costa.

Segundo a Emdurb, trata-se de “questionamentos técnicos, o que é natural de processos licitatórios”. Vale lembrar que o certame que contratou, por exemplo, o serviço de Zona Azul no município durou mais de dois anos e teve várias interrupções, com alterações em edital.

ATÉ 38 LOCAIS

Depois que o certame tiver empresa definida e homologada, Marília poderá ter até 38 locais com radar em perímetro urbano. Estão previstos três tipos de equipamento: radar fixo, lombada eletrônica e radar misto, que poderão flagrar, além de velocidade, avanço em sinal vermelho e parada em faixa de pedestres.

O contrato será para “prestação de serviços de fiscalização eletrônica e de gestão, atendimento e processamento de infrações de trânsito,” o que delega à iniciativa privada praticamente todas as etapas do processo.

Os recursos de multas no âmbito do município continuam sendo feitos pelo órgão competente, no caso, a Junta de Recursos de Infração (Jari), conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As avenidas Sanches Cibantos, Sampaio Vidal, Rio Branco, Brigadeiro Eduardo Gomes e Santo Antônio terão o maior número de equipamentos, conforme o edital (que poderá ser alterado).

Serão contratados serviços de fiscalização eletrônica para até 46 faixas, com radar fixo; seis faixas com lombada eletrônica e 44 faixas com radares mistos, que detectam também outras infrações.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã

Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…

37 segundos ago

Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes

Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…

15 minutos ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 92 milhões

Aposta simples custa R$ 6 e pode ser feita até as 20h do dia do…

15 minutos ago

Agente do ICE mata homem durante operação federal em Minneapolis

Homem morre baleado por agente de imigração em protestos nos EUA e governador de Minnesota…

16 minutos ago

Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília

Um homem foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (24) após atropelar uma criança…

2 horas ago

Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional

Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…

4 horas ago

This website uses cookies.